Ziraldo

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do cristal e do cristalino

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 09/04/2024
Horário 05:30

Ziraldo foi embora deste insensato mundo aos 92 anos e deixou sua marca no humor e na cultura deste país. Era do ramo, um dos maiores humoristas do mundo, bom de traço e bom contador de histórias. Tinha dois públicos: o infantil e o adulto.
A garotada de então, anos 70, curtiu muito "A Turma do Pererê" e "O Menino Maluquinho". O menino fez tanto sucesso que saiu do livro e foi parar no cinema. Era um garoto sapeca. Usava uma panela na cabeça. Maluquinho foi traduzido para pelo menos 15 idiomas.
Já para o público adulto, Ziraldo reservou, por exemplo, "Jeremias, o Bom" e "Mineirinho, o Comequieto". Dois sucessos. Personagens divertidos. Coisas do Ziraldo, que exercia várias funções. Era chargista, cartunista, caricaturista, escritor, jornalista e advogado.
Ele fez uma das mais divertidas charges sobre o Tarzan. A charge mostra o Tarzan e sua "esposa" Jane em um cipó em movimento, ou seja, de uma árvore para outra. Em vez de segurar nas costas ou mesmo nos pés do Tarzan, Jane aperta as mãos, digamos, nas "bolas" que se assemelham às bochechas do Fofão, o personagem do Orival Pessini. Tarzan grita de dor, mas mesmo assim o casal não cai do cipó. 
Outra charge divertida mostra o Capitão América na privada. O super-herói está com as calças arriadas sentado no vaso sanitário tendo ao lado o famoso escudo. Tremendo barato. 
Nascido em Caratinga, em Minas Gerais, Ziraldo Alves Pinto se mandou para o Rio de Janeiro nos anos 50. Fez sucesso na revista "O Cruzeiro", onde também brilhou outro gênio: Millôr Fernandes. Também marcante sua passagem pelo "O Pasquim" e outras publicações.
Quando o Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta) morreu, em 1968, Ziraldo fez uma bela e comovente homenagem ao criador do Febeapá, citando personagens, como, por exemplo, Tia Zulmira e Primo Altamirando. E concluiu: "Nós vamos morrer de saudade". É verdade. Também acho que morremos de saudade um pouquinho a cada dia. Acho que o céu está mais divertido com a chegada do Ziraldo.

P.S.: Nosso pranto por Roberto Godoy, que partiu na Sexta-Feira Santa. Eu o conheci no Estadão. Godoy sabia tudo sobre Defesa e armamento bélico. 

DROPS

É como diz o fósforo: "A vida é fogo".
(Ziraldo)

O mundo ideal terá poucos humoristas. Talvez nenhum.
(Ziraldo)

Ziraldo tinha asas e as usou.
(Bruna Lombardi, atriz e escritora)  

Inscreva-se no nosso canal no YouTube. Quem não se inscrever vai virar lobisomem.
 

Publicidade

Veja também