Zonas Eleitorais realizam verificação final das urnas eletrônicas

Ação permite que aparelhos estejam em perfeitas condições para o uso, amanhã, e garante a lisura do processo eleitoral

Eleições - GABRIEL BUOSI

Data 14/11/2020
Horário 10:35
Gabriel Buosi | Verificação ocorreu na manhã de hoje
Gabriel Buosi | Verificação ocorreu na manhã de hoje

O último passo antes do envio das urnas eletrônicas para as seções eleitorais é a verificação dos equipamentos que ocorre na manhã anterior à votação. Em Presidente Prudente, hoje, as três Zonas Eleitorais mobilizaram suas equipes para garantir que durante o dia de amanhã nenhum eleitor seja prejudicado com eventuais erros, como, por exemplo, alteração de data ou atrasos no relógio. Juntas, as Zonas Eleitorais 101, 182 e 402 somaram 624 urnas verificadas e/ou inspecionadas.

“Essa cerimônia da véspera é muito importante e é quando podemos identificar eventuais condições que precisam ser corrigidas nos aparelhos. No entanto, se for necessária essa mudança, como de data, ela só ocorrerá amanhã na presença do presidente da seção, no local do voto”, aponta a chefe de cartório da 402ª Zona Eleitoral, Letícia Macoratti de Castilho, onde a reportagem esteve durante a manhã acompanhando o processo. Ao todo, 271 urnas foram verificadas sendo que às 14h terá início o transporte dos equipamentos até as seções eleitorais. “Este percurso conta com o apoio da Polícia Militar, que fica presente até amanhã no início da votação”. 

Na 101ª Zona Eleitoral, por sua vez, 267 equipamentos foram vistoriados durante a manhã de hoje, sendo que a cerimônia de envio das urnas para as seções será a partir das 15h. “Na checagem final conseguimos ver se a urna está funcional, se a data e a hora estão corretas, e isso é fundamental, já que os aparelhos só liberam para votação a partir das 7h da manhã”, aponta o chefe de cartório Fabiano Segala. Não houve problemas apontados. 

Já na 182ª Zona Eleitoral, 86 urnas passaram pela verificação e/ou inspeção, mas neste caso o processo ocorreu nas próprias seções onde ocorrem os votos, diferente das duas demais Zonas Eleitorais. “É uma garantia de que tudo foi conferido e que a lisura do processo está mantida, sem o risco de prejuízos ao eleitor”, afirmou a chefe de cartório, Patrícia Camargo. 
 

Publicidade

Veja também