Aula de skate agita crianças no Parque do Povo

Prefeitura de Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, começou a ensinar a prática na cidade, a qualquer pessoa que tenha interesse

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 11/08/2019
Horário 05:37
Paulo Miguel - Molecada se reuniu na Quadra Coberta ontem de manhã para praticar
Paulo Miguel - Molecada se reuniu na Quadra Coberta ontem de manhã para praticar

Ollie, kickflip, manual, pop shove-it e muitas outras manobras de skate são difíceis até de pronunciar, então imagina para iniciantes praticar? Mas, pensando em combater essa dificuldade, na manhã de ontem o primeiro passo foi dado. Pelo menos para o grupo de crianças que se aventuraram e participaram da primeira aula de skate oferecida pela Prefeitura de Presidente Prudente, na Quadra Coberta do Parque do Povo. Por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, a atividade tem como público-alvo qualquer pessoa que tenha interesse, a partir dos 7 anos.

Como o Pedro Bertão, por exemplo. Aos 11 anos, ele não é tão inexperiente assim, já que há um ano pratica o skate. E como começou o interesse? Ele conta à reportagem que foi olhando vídeos na internet, mais especificamente do skatista Diego Guerra, surgindo assim o interesse. “No começo era mais simples, ia com mais medo. Mas agora dá mais vontade. E cair faz parte, né. Só assim para a gente aprender”, completa.

Mas cair também sinônimo de diversão, para alguns. “Na verdade, se está caindo quer dizer que está aprendendo”. Pelo menos é dessa forma que encara o Lorenzo Coimbra, 11 anos. Às margens da quadra, dava pra ver que ele mal prestava atenção a sua volta, depositando o foco total no esporte. “Antes eu tinha medo de subir no skate. Mas aprendendo a gente vê que é gostoso”, completa. Por isso, ele continua na prática há um ano.

E o medo de subir no skate é compartilhado também com o amigo, Leonardo Gadel, 11 anos. “Aliás, teve uma vez que fiquei com um roxo no joelho por vários dias, por que caí e bateu forte”, confessa ele, rindo e dizendo que tudo isso faz parte. Pra ele, que gosta de andar sempre de skate, as aulas vão ajudar a ter mais noção da atividade física.

 

Reis do esporte

E levar um pouco mais sobre a noção do esporte é o que pretende o skatista Gabriel Gustavo, que já foi campeão de vários campeonatos. Ele conta que, ao longo do projeto, ambas as partes serão repassadas: teoria e prática. “É uma satisfação fazer parte desse projeto, e meu objetivo é colocar minha experiência do esporte pra eles. É legal ver que tem uma molecada interessada”, complementa. E para cada idade, ele ressalta que o acompanhamento acaba sendo um pouco mais diferenciado, isso pensando na segurança do praticante.

O idealizador projeto, professor Rodrigo Fagundes, que também já foi campeão da modalidade, lembra que a importância de incluir o esporte no radar da coordenadoria também vem no sentido de “tirar a molecada da rua” e acolher quem gosta de se jogar na atividade. “Primeiro dia e hoje e, olha só, já tem bastante interessado. Queremos ajudar quem quer e gosta de praticar”, conclui. De acordo com ele, já são cerca de 30 alunos espalhados pelas praças e ainda é possível se inscrever.

 

Serviço

As aulas serão em todas as praças da Juventude. No Ana Jacinta, na “Francisco Vinha”, será às segundas-feiras, a partir das 17h30; “Lucas Nalini Paschoalin”, na Cohab, às terças, também a partir das 17h30; “Jaime Barbosa de Moura”, no Humberto Salvador, será aos sábados, a partir das 10h; na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Samoel Brondi”, no Parque Alvorada, será às quartas-feiras, a partir das 17h30; e na Quadra Coberta do Parque do Povo, aos sábados, a partir das 15h. Mais informações sobre as aulas de skate, bem como sobre as inscrições, podem ser obtidas pelo telefone 3905-1686.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também