Caipirapuru mantém tradições culturais

Festa trará ícones da música sertaneja de raiz, oficinas de artesanato e musicais, feira gastronômica e artesanal, com entrada totalmente gratuita

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 14/12/2019
Horário 06:00
Cedida - Sertanejo raiz será a tônica do festival, como de costume, para alegrar os presentes
Cedida - Sertanejo raiz será a tônica do festival, como de costume, para alegrar os presentes

A cultura caipira é um dos símbolos do interior do Brasil e para mantê-la viva na região do oeste paulista, vem ai a 19ª Caipirapuru (Festival Caipira de Irapuru), que espera receber 2 mil pessoas por noite, de 27 a 29 de dezembro, para prestigiar a música raiz, comer pratos típicos, apreciar artesanatos e participar de oficinas relacionadas ao tema.

Segundo o organizador Renato de Jesus Souza Silva, 62 anos, que é escritor, cordelista e caipirólogo, muitos brasileiros tem descendência caipira, e manter viva as tradições desses povos, é extremamente importante. É preciso festejar os costumes e cultura que estão embutidos em cada um de nós”, pontua enato de Jesus.

Na festa, serão apresentados artesanatos locais, comidas típicas, baseadas em carne de porco e milho, como pancetas, pamonhas e arroz carreteiro. As músicas serão o sertanejo raiz, pois segundo Renato comenta que o sertanejo universitário é um “pop romântico”, e que não tem ligações com a música caipira. Oficinas totalmente gratuitas de toque de viola, confecção de instrumentos e de itens com palha de milho também serão oferecidas.

A festa será realizada por meio da aprovação do projeto enviado por Renato a secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), com a organização do grupo Amigos da Viola e apoio da Prefeitura de Irapuru.

Shows durante o festival

Edson Esteves e Fernando

Pedro Carreiro e Tarumã

Benê Soares e Rouxinol

Trio Pantanal

Jordão e Rio Sereno

Juliana Andrade e Cleiton Torres

Mococa e Paraíso

Oficinas

Oficina

Ministrada por

Toque de Viola

Bruno Sanches

Cordel Caipira

Renato de Jesus Souza Silva

Fabricação de Viola Artesanal

Alcino Quintino Junque

Artesanato com Palha de Milho

Teresa Nascimento

Serviço

A 19ª Caipirapuru tem entrada totalmente gratuita para os shows e oficinas. A festa será nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em alusão a Folia de Reis. As oficinas têm início às 15h, os shows, barracas de comida, e feiras de artesanato às 19h. Toda a festa será na Praça Osvaldo Leite Ribeiro, na cidade de Irapuru.

Publicidade

Veja também