Marcos Sanches/Secom - Maior porcentagem de pessoas imunizadas está no grupo de idosos, com 98,37% desta população já vacinada

Foto: Marcos Sanches/Secom - Maior porcentagem de pessoas imunizadas está no grupo de idosos, com 98,37% desta população já vacinada

INFLUENZA

Campanha de vacinação contra a gripe imuniza 36.326 pessoas em Prudente

Número totaliza 45,12% dos 80.502 munícipes que integram um dos três grupos prioritários atendidos nesta fase

  • 09/04/2020 17:01
  • DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), divulga hoje um novo balanço da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a gripe. Até o momento, foram imunizadas 36.326 pessoas, o que totaliza 45,12% dos 80.502 munícipes que integram um dos três grupos prioritários atendidos nesta fase.

A maior porcentagem de pessoas imunizadas está no grupo de idosos, com 98,37% desta população já vacinada, ou seja, 28.103 das 28.570 pessoas acima dos 60 anos em Prudente. Entre os trabalhadores da área da saúde, a porcentagem chega a 91,16%, isto é, 8.151 profissionais, dos 8.941 que atuam na área, garantiram imunização contra a doença.

Embora não haja estimativa de quantos munícipes integram o grupo das forças de salvamento e segurança, a VEM informa que foram vacinadas 72 pessoas que se enquadram neste.

Em um comparativo com a porcentagem de pessoas imunizadas no ano passado, que totalizou 88,69%, quando a campanha teve algumas prorrogações, a VEM afirma que a iniciativa atinge números satisfatórios em Prudente. Em relação aos grupos, ao final da iniciativa em 2019, as porcentagens ficaram da seguinte forma: 95,96% no grupo de idosos, e 97,15% no de trabalhadores da saúde.

"Em apenas 15 dias úteis, inclusive em alguns deles registrando falta de doses da vacina, observamos que as pessoas entenderam a importância de garantir a imunização contra gripe. As duas promoções do drive thru também colaboraram para esse sucesso da campanha. Que os munícipes permaneçam assim em outras campanhas, que estejam de prontidão para atender ao chamado", avalia Elaine Bertacco, supervisora da VEM.

Por fim, a VEM informa que a vacinação segue normalmente nesta segunda-feira ainda voltada aos três grupos prioritários desta etapa da campanha já citados na matéria.

Ao todo, são 28 unidades de saúde com salas de vacinação nos seguintes bairros: Alvorada, Ameliópolis, Ana Jacinta, Bela Vista, Belo Horizonte, Brasil Novo, Cambuci, Cedral, Cohab, Eneida, Floresta do Sul, Guanabara, Humberto Salvador I e II, João Domingos Netto, Leonor, Maracanã, Marcondes, Maré Mansa, Montalvão, Morada do Sol, Nova Prudente, Primavera, Regina, Santana, São Judas Tadeu, São Pedro, São Pedro e Villa Real.