Modelo da região é 3º lugar no Mister Universe International América 2025

Heberto Rodrigues participou da competição, realizada no Panamá, com representantes de mais de 50 países

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 28/12/2025
Horário 08:49
Foto: Cedida
Foi a 1ª vez que o Brasil conquistou uma boa posição em 10 anos de concurso
Foi a 1ª vez que o Brasil conquistou uma boa posição em 10 anos de concurso

Heberto Rodrigues, da região de Presidente Prudente, conquista o terceiro lugar no Mister Universe International América 2025. O modelo, que nasceu em Mirante do Paranapanema, morou em Santo Anastácio e Prudente, e hoje reside em São Paulo (SP), competiu com representantes de mais de 50 países. 

“Ficamos uma semana no confinamento. Desses 50 países, 26 foram para as semifinais. Até o final do concurso, são realizadas inúmeras provas, entre elas desfiles fashion, prova de talento, prova comercial e de fotogenia, entrevistas, comportamento, desenvoltura tanto na passarela quanto em apresentações com traje típico do país (National Costume). E a partir daí, desde o primeiro dia, já acontece a soma das notas”.

A competição, segundo Heberto, celebra o talento, o carisma e a diversidade dos homens no mundo todo, promovendo o desenvolvimento pessoal, a autoconfiança e o impacto positivo na comunidade. “O concurso tem o objetivo de inspirar homens a se tornarem modelos que refletem integridade, compaixão, liderança, promovendo um futuro onde beleza e caráter se unem para gerar mudanças significativas na sociedade global”.

Heberto conta que no último dia de concurso, na entrevista - que tem peso maior de notas -, foram definidos os dez finalistas. A partir do Top 10, foi realizada mais uma entrevista e em seguida foi definido o Top 5. “Os representantes dos países que chegaram ao Top 5, foram entrevistados mais uma vez e neste momento são definidos os três classificados. O nosso país ficou entre os três, na posição 2nd Runner-Up (3º lugar), que é o segundo vice-campeão”.

Ele ressalta que conforme a regra do concurso, se o primeiro colocado não cumprir as especificações, o segundo lugar assume o título principal, e caso o segundo colocado não possa assumir, o título passa para o terceiro. “Um concurso de beleza é algo muito complexo, não é somente aquilo que as pessoas veem somente na final. Por isso, nem sempre será vencedor o mais bonito, e sim o mais preparado. Fiquei muito feliz de levar meu país ao pódio, pois segundo a organização, foi a primeira vez que o Brasil conquista uma boa posição em dez anos de concurso”.

Em primeiro lugar ficou o representante da Venezuela. O segundo colocado foi da Costa Rica.

Etarismo

Heberto conta que durante a entrevista principal, realizada antes da noite final, recebeu a seguinte pergunta; “Por que eu deveria ser eleito Mister Universe International?”. “Minha resposta foi: através da visibilidade que o título traria a mim, eu teria oportunidade de amenizar o etarismo, pois já tenho 47 anos, e estou vivendo a melhor fase da minha vida. Quero buscar uma forma de diminuir o preconceito com a idade, já que isso afeta a saúde mental de homens, e principalmente das mulheres que sofrem muito mais com a pressão estética, levando-as a acreditar que tudo está acabado, e que por isso não são dignas de respeito e admiração, deixando de observarem suas inúmeras qualidades”, ressalta.

E continua: “Homens e mulheres mais velhos podem até não terem o frescor da juventude, porém trazem a beleza da sua fase através do charme, da sua experiência de vida que servirá de inspiração para os mais jovens, diminuindo o preconceito e, assim, mostrando a eles que não devem sentir o medo de envelhecer, pois cada fase tem seu encanto através de novas experiências”.

Ele conta que deixou claro ser a favor de cuidados estéticos para chegar bem à outra fase da vida. “Mas que isso seja para melhorar e não para perdermos nossa identidade visual ou para ficarmos escravos do padrão da eterna juventude, ideia criada pela sociedade moderna. Todos poderão ser belos em cada fase da sua vida sem tornarem escravos de padrões impostos”.

Formação

Heberto tem formação em Artes Cênicas. Também já fez curso de interpretação para TV na Escola de Atores Wolf Maya. É graduado em Recursos Humanos e Educação Física. Atualmente é professor de ginástica em aulas coletivas na Competition Sport Club e atua também como personal trainer com aulas particulares. Mas, Heberto tem planos para 2026. “Pretendo fazer pós-graduação no curso multidisciplinar em reabilitação cardiovascular. No momento estou finalizando uma especialização em ginástica holística”.

Em relação aos títulos conquistados, Heberto já foi Mister Universe Presidente Prudente, Mister São Paulo Top Universe e este ano Mister Universe International Brazil 2025 e, agora recente, Mister Universe International América 2025, além de vários outros títulos desde o início da carreira:

TÍTULOS JÁ CONQUISTADOS
- Garoto Perfil Base 2001
- Garoto Destaque 2002
- Concurso da Capa da Revista Destaque 2002
- Garoto Verão 2003
- Mister Regional (1º Príncipe) 2003
- Garoto Styllus 2004
- Capa da Revista Styllus 2004
- Gato Kenkovet 2005
- Garoto Propaganda 2006
- Mister Regional (2º Príncipe) 2007
- Facez Models 2010
- Mister Regional (2º Príncipe) 2011
- Mister Presidente Prudente 2013
- Garoto Praia Brasil (Top 5)
- Mister Universo Presidente 2014- Franquia do Mister Universo
- Mister São Paulo Top Universo 2015
- Top 5 no Mister Brasil Top Universo 2016
- Mister Eco São Paulo 2019
- Mister Eco Brazil 2019
- Mister Model Mediterrâneo Global Brazil 2019 (Franquia Internacional) 
- Mister Model Mediterrâneo Simpatia Internacional 2019, na Europa

Fotos: Cedidas

Heberto: “Fiquei muito feliz de levar meu país ao pódio”


Heberto com o traje típico para o concurso

Publicidade

Veja também