CHECK-UP MÉDICO COMPLETO

Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde lança pacotes de check-ups que avaliam o estado geral de saúde dos pacientes e podem diagnosticar precocemente doenças que ainda não tenham manifestado sintomas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/02/2020
Horário 07:08
Ecocardiograma: um dos exames mais pedidos e essenciais após os 40 anos de idade; essa investigação serve para ficar atento à saúde do coração
Ecocardiograma: um dos exames mais pedidos e essenciais após os 40 anos de idade; essa investigação serve para ficar atento à saúde do coração

Você já fez alguma vez algum check-up médico completo? Ou, pelo menos, lembra-se da última vez que fez algum exame clínico? Pois é. Estar atento aos sinais do seu corpo é um importante começo, porém, ter um acompanhamento profissional periódico também é fundamental para garantir saúde, vitalidade e bem-estar, prevenindo ou tratando qualquer problema futuro.

O check-up é uma avaliação médica completa. Pode ser realizado de uma a duas vezes ao ano, dependendo da idade da pessoa e do histórico familiar. Nesses exames são feitos testes cardíacos, sanguíneos, das musculaturas e ossos do corpo, entre outros.

De acordo com o plano Oeste Saúde, o check-up é importante para a detecção e o tratamento precoce de possíveis doenças:

A medicina está em constante evolução. O aprimoramento das pesquisas de muitas doenças crônicas trouxe avanços expressivos nos métodos diagnósticos e nos tratamentos disponíveis. Diante destes novos conceitos, a tecnologia aliada a um bom profissional médico faz com que as ações preventivas sejam muito mais eficazes", explica o profissional.

Como e quando começar o check-up médico?

Veja algumas recomendações:

Teoricamente, o check-up médico começa desde quando estamos no ventre da nossa mãe, com o exame pré-natal. Quando crianças, nós frequentamos regularmente o pediatra e ao chegar à adolescência, momento que normalmente ficamos mais displicentes com a nossa saúde, até chegar à fase adulta e os problemas começarem a aparecer. Afinal, é nesse tempo que ocorrem as principais mudanças e maturidade do nosso corpo.

Próximo aos 30 anos, ou a partir dele, o check-up se torna quase uma obrigação. O check-up varia conforme a faixa etária e o gênero. A história familiar dá informações importantes sobre o componente genético.

Essa avaliação clínica é composta de exames físicos e solicitação de exames complementares laboratoriais ou de imagem, tais como:

- Medição da pressão arterial: Essa técnica ocorre a partir dos 18 anos e é feita para ter o controle, diminuindo os riscos de infartos e derrames no caso da hipertensão.

- Hemograma completo: É o famoso exame de sangue com todas aquelas solicitações para o controle de colesterol, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas. Geralmente é feito uma vez no ano desde os primeiros anos de vida. É importante para notar o estado sanguíneo e do sistema imune, apontando infecções e outras complicações.

- Ultrassom abdominal: exame realizado para identificar alterações no abdômen, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.

- Teste ergométrico e eletrocardiograma: esses exames são fundamentais para apurar as condições cardiovasculares do paciente e prevenir complicações cardíacas.

- Ecocardiograma: exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens — unidimensionais, bidimensionais e em 3D — que permitem avaliar todas as estruturas do coração e seu funcionamento: forma, tamanho e espessura do órgão, entrada e saída do sangue através das valvas, existência de massas e tumores, sopros, cicatrizes de infarto, doenças congênitas (aquelas ditas “de nascença”), alterações de contração (coração fraco), entre outros aspectos.

Homens e mulheres são encorajados a realizar check-ups anuais, principalmente, após os 40 anos, pois muitas doenças crônicas são silenciosas, por exemplo, as cardiovasculares e as neoplasias.

 

 

SERVIÇO:

Centro Médico de Especialidades

Oeste Saúde

Rua Fagundes Varella, 185

Fone (18) 3300-0100

oestecentromédico.com.br


Ultrassom abdominal: exame que visualiza estruturas dentro do abdômen


Raio X: exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas de diversas partes do corpo


O Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde, na Rua Fagundes Varella, 185

Publicidade

Veja também