COMÉRCIO VOLTA NA SEGUNDA

REGIÃO - Toninho Moré

Data 29/05/2020
Horário 03:07

O prefeito Jorge Duran (PSD), de Presidente Venceslau, anunciou na tarde de ontem o teor do decreto municipal que passa a valer a partir de segunda-feira para a reabertura de parte do comércio da cidade. O decreto tem uma série de restrições e atinge boa parte das empresas que, desde o início da quarentena, estava com o funcionamento prejudicado.

VÁRIAS ÁREAS DE NEGÓCIOS

Atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios de profissionais liberais, restaurantes, bares, comércio varejista, salões para tratamento de beleza, estética e tatuagem, instituições religiosas, escolas de dança e música, clubes sociais e escolas de idiomas. Todas ficam liberadas, mas têm que atender as restrições discriminadas por setores.

DESEJO DA MAIORIA DOS EMPRESÁRIOS

A volta não será como antes, mas todos poderão efetuar atendimento e adequar o seu trabalho às normas de segurança dentro da prevenção contra o coronavírus. Presidente Venceslau foi a cidade que mais sofreu com a pandemia, tendo oito mortes pela Covid-19. O prefeito Jorge Duran tentou sensibilizar o governador João Doria (PSDB) quanto à flexibilização, mas foi contido pelo escore negativo da saúde. Agora, a cidade deve voltar aos poucos no ritmo normal.

PARTE DO COMÉRCIO ATIVO

Até sábado, Presidente Venceslau já tinha parte do comércio ativo. Os lojistas acharam um jeito de abrir a empresa com apenas meia porta. Muitos não deixavam o cliente entrar e o atendiam na entrada, oferecendo álcool em gel para a higienização das mãos. Assim conseguiam receber contas, mercadorias para repor o estoque e até efetuar vendas.

POPULAÇÃO ADERIU ÀS MÁSCARAS

Em todos os lugares a gente nota que as pessoas estão utilizando máscaras como pedem as autoridades. Nos locais de serviços essenciais, os atendentes estão munidos do acessório. O respeito por este item traz maior segurança para todos e pode nos últimos dias ter influenciado na diminuição de casos na cidade. No Boletim Coronavírus da Santa Casa, há estabilidade no número de casos nesta semana em Presidente Venceslau.

CAMPANHA SOS COVID-19

Acaba neste domingo, 31, a Campanha SOS Covid-19 da Santa Casa de Presidente Venceslau.  O hospital deve apresentar para a imprensa e sociedade o balanço geral de todas as doações feitas em depósitos no Banco do Brasil. Até o começo da semana, o total arrecadado era de R$ 72 mil. Este dinheiro será utilizado pela Santa Casa como apoio ao combate do coronavírus.

DEPÓSITOS CONTINUAM

A Campanha SOS Covid-19 deve seguir com sua conta no Banco do Brasil, 27000-8, agência 0320-4. As pessoas que ainda não doaram, podem fazer o depósito. Os realizadores da campanha estão satisfeitos com o resultado e agradecem a todos que atenderam o apelo feito através dos órgãos de imprensa de Presidente Venceslau.

CIRCO EM “DRIVE-IN”

O Circo Moscou está em Presidente Venceslau desde o início da quarentena. Ficou sem apresentar seus espetáculos devido à proibição de aglomerações por causa da pandemia do coronavírus. Agora achou uma maneira de se apresentar ao público. Está fazendo shows para famílias dentro do carro. Tem sido sucesso. Ao final do espetáculo, as pessoas buzinam os veículos. Existe uma nota especial em torno disto. É a primeira apresentação “drive-in” de artistas circenses do Brasil. Está rolando até a produção de uma “live” para os próximos dias.

DINHEIRO DE DEPUTADOS

Os cuidados com a saúde se tornaram prioridade para muitos políticos do país. A Santa Casa de Presidente Venceslau teve várias emendas parlamentares a seu favor nos últimos dias. Todas elas foram anunciadas em portais e jornais e são de deputados ligados a vereadores e apoiadores na cidade.

PRESSÃO SOBRE OS JORNALISTAS

Tenho conversado com muitos colegas jornalistas. A pressão sobre a nossa profissão tem sido grande em todas as partes da região. A maioria está trabalhando com as notícias da pandemia do coronavírus e qualquer notícia publicada sobre o assunto gera insatisfação aos que estão misturando a doença com política. Não é fácil lidar com problemas assim, mas muitos estão tirando de letra e sabem o que vem a ser uma “paixão política exacerbada”.

NOVOS NOMES DA POLÍTICA

O Blog do Toninho está trazendo uma novidade para os pré-candidatos a vereador em Presidente Venceslau. Posta em sua página central uma foto do candidato, sua filiação partidária, dados pessoais e familiares e seu pensamento como futuro legislador. Tem sido sucesso. Muitos já nos procuraram.

Publicidade
eixosp

Veja também