Meio-campo prudentino troca gramados do Brasil por EUA

Em menos de seis meses, Antônio Marra, 21 anos, que foi parar como bolsista na Cowley College, no Estado do Kansas, conquista seu primeiro título na América

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 05/01/2020
Horário 04:30
Foto: Jean Ramalho - Jovem foi parar em terras americanas por meio de um programa de preparação para o intercâmbio pela MVP Exchange
Foto: Jean Ramalho - Jovem foi parar em terras americanas por meio de um programa de preparação para o intercâmbio pela MVP Exchange

Ele passou pelo Presidente Prudente Futebol Clube, Grêmio Prudente na base (sub-17 e sub-20) e Tricolor da Vila Industrial. Até que em agosto de 2019, o prudentino que atua nos gramados como meio-campo, Antônio Marra, o Toninho, 21 anos, fez as malas e trocou o início de sua carreira no futebol profissional brasileiro para viver uma experiência nova como bolsista na faculdade Cowley College, no Estado do Kansas, região central dos Estados Unidos da América. Hoje, cinco meses depois, o atleta comemora em sua primeira temporada o primeiro título, graças à decisão que tomou para abraçar a oportunidade de jogar por uma liga universitária americana.

Além da sensação de ser campeão de conferência o prudentino entrou para a história da faculdade ao ajudar o time a ser campeão distrital pela primeira vez na história da instituição. “Nosso time é muito forte. Levamos tudo muito a sério por aqui e conquistar um título tão importante logo na chegada foi algo inesquecível”, comemorou Toninho, que ajudou a equipe com três gols e uma assistência.

Agora, com o fim da temporada, as atenções do garoto se voltam aos estudos. Afinal, para ser um estudante-atleta é preciso também marcar gols fora dos gramados. “Sinto que estou além das minhas expectativas iniciais. Pensei que teria mais dificuldades por conta do idioma, mas tenho me saído bem na parte acadêmica e também no inglês”, explicou o jogador/estudante, que sonha trilhar uma carreira voltada ao esporte quando terminar o curso.

Toninho conta que recebe muitas mensagens dos amigos de Prudente curiosos sobre como é a vida no Kansas. “Digo sempre que vale a pena. Seja pelo esporte, seja pelo aprendizado de uma nova língua, a verdade é que convivemos com pessoas do mundo todo e acredito que a evolução cultural que tenho tido tem sido uma das melhores experiências da minha vida”, enfatiza.

 

PORTAS ABERTAS

POR PROGRAMA

O envolvimento com o esporte abriu portas para o jovem que foi parar em terras americanas encurtado por meio de um programa de preparação para o intercâmbio pela MVP Exchange, que possui filial em Presidente Prudente, e já enviou mais de 500 jovens para estudar e praticar esportes nos Estados Unidos. Fez todo o processo de admissão do jovem, desde a preparação física e técnica no futebol, aulas de inglês até a documentação. “Montamos este projeto em Presidente Prudente justamente para levar ao público da região uma possibilidade de preparação que, antes, era possível apenas para interessados nas grandes cidades. Nosso trabalho é para que os jovens se qualifiquem para receberem as melhores bolsas e aproveitem a sua temporada no exterior de uma maneira marcante”, explica Gustavo Machado, diretor acadêmico da MVP.

Toninho diz que para ser sincero, não teve nos clubes pelos quais passou no Brasil uma infraestrutura como a que a faculdade lhe oferece. “É algo incrível. Dormitórios e refeitório muito bons. Na parte esportiva tem academia, fisioterapia, vestiário, campo com gramado natural e um coberto de grama sintética. Isso tudo para uso exclusivo dos alunos”, exalta encantado o jovem. (Com Pedro Corrêa da Triple Comunicação)

“SEJA PELO ESPORTE, SEJA PELO APRENDIZADO DE UMA NOVA LÍNGUA, A VERDADE É QUE CONVIVEMOS COM PESSOAS DO MUNDO TODO E ACREDITO QUE A EVOLUÇÃO CULTURAL QUE TENHO TIDO TEM SIDO UMA DAS MELHORES EXPERIÊNCIAS DA MINHA VIDA”

TONINHO

JOGADOR DE FUTEBOL

 

Serviço

Os interessados de Presidente Prudente e Região em estudar e praticar esportes nos Estados Unidos da América podem entrar em contato com a MVP Exchange por meio do site http://mvpexchange.com.br/.

Foto: Cedida / Triple Comunicação - Toninho comemora em sua primeira temporada o primeiro título

Publicidade

Veja também