A folia carnavalesca traz reflexos em diversos âmbitos, tanto culturais, quanto sociais e econômicos. O turismo de carnaval é algo tradicional em algumas cidades da região, como em Presidente Epitácio, que neste ano retoma seu desfile de escolas de samba. Mais gente significa mais consumo e entre os produtos que registram importante alta estão as bebidas, alcoólicas ou não.
“Aumenta a demanda, em torno do dobro dos dias normais”, afirma o sócio-proprietário da conveniência Pit Stop Cohab, Henrique Keiti Kihara, 32 anos. Segundo ele, um dos fatos que mais contribui para as boas vendas do período é o tempo estendido do feriado, já que, muitos foliões começam antecipadamente as comemorações e, muitas vezes, esticam a festividade por mais um fim de semana.
Mesmo assim, Henrique garante que o desempenho das vendas na época fica abaixo de feriados como o Dia das Mães, dos Pais, Natal e Ano-Novo, por exemplo. Especificamente sobre Presidente Prudente, ele explica que a cidade não possui turismo de carnaval e, portanto, não atrai muitas pessoas, na verdade, muitos prudentinos costumam, no período, fazer viagens.
Sobre os produtos que se destacam, o proprietário afirma que o carro chefe continua sendo a cerveja, mas a busca por destilados e até refrigerantes também aumenta.
Falando da cerveja, outro ramo que se vê em franco crescimento é das cervejarias artesanais, estas, por sua vez, já fazem sucesso entre os foliões. O diretor comercial da cervejaria Suinga, Guilherme Dela Viuda Pádua Ferreira, 30 anos, afirma que já nota-se um aumento de 35% na demanda, “é visível o aumento na quantidade de ligações, solicitações e pedidos”, reitera.
“Na minha visão, o público começa a ter um conhecimento maior do que ele consome”, comenta Guilherme ao explicar o crescimento do ramo de artesanais. Ele afirma que muitas das entregas para o período festivo estão endereçadas para importantes pontos turístico da região, como o Balneário Laranja Doce, de Martinópolis, além de inúmeros sítios e chácaras.
COM ÁLCOOL OU SEM ÁLCOOL?
O barman Wilian “Piriquito” Bezerra Silva, 35 anos, conta que os drinks alcoólicos ainda dominam o cenário das folias, mas os sem álcool têm ganhado cada vez mais espaço. “Isso por conta da Lei Seca e até mesmo para tirar foto”, pontua Piriquito, que ressalta que a procura por drinks sem teor alcóolico nos últimos anos apresentou aumento que varia entre 20 e 30%.
Sobre a questão das fotografias, ele afirma que mesmo os que não bebem, querem um drink bonito, colorido, decorado, para postar nas redes sociais, daí a opção está ganhando cada vez mais relevância, acompanhando as tendências das mídias sociais.
A pedido da reportagem, Piriquito ensina aos leitores dois drinks do momento, o alcoólico Aperol Splitz e o não alcoólico Soda Italiana adaptada por ele, ambos com ênfase na “refrescância”, ideal para nosso clima quente.
APEROL SPLITZ (ALCOÓLICO)
Ingredientes e modo de preparo:
- Fatiar uma laranja e colocar algumas das fatias ao redor de uma taça grande
- Encher a taça com gelo de boa qualidade
- Colocar na taça 50 ml de Aperol
- Em seguida, 70 ml de Prosecco
- Completar com água com gás
*Curiosidade: Além de refrescante, o Aperol Splitz é digestivo
SODA ITALIANA ADAPTADA (NÃO ALCOÓLICO)
Ingredientes e modo de preparo:
- Cortar meio limão à francesa (em cubos) e colocá-lo em uma taça Coquetel
- Colocar, na taça folhas de hortelã
- Macerar levemente a fruta e as folhas
- Completar a taça com gelo
- Colocar 80 ml de xarope de maçã verde
- Completar com água com gás
- Decorar o drink com um ramo de hortelã