Nutricionista dá dicas para manter a hidratação durante a folia

Gasto de energia pede para que o corpo esteja bem cuidado para que não surjam problemas durante e após as festas

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 22/02/2020
Horário 11:19
Weverson Nascimento - Gabriela recomenda ingestão de líquidos para repor os sais minerais e evitar a desidratação
Weverson Nascimento - Gabriela recomenda ingestão de líquidos para repor os sais minerais e evitar a desidratação

As festividades carnavalescas já começaram! Enquanto alguns preferem curtir o momento para relaxar, outros aproveitam as celebrações para, literalmente, cair na folia. Quem escolheu pela segunda opção é importante ficar atento quanto ao equilíbrio na alimentação e, principalmente, na hidratação. Isso porque o gasto de energia pede para que o corpo esteja bem cuidado para que não surjam problemas durante e após as festas.

“Por ser uma época de muito calor e sol excessivo, é importante nos mantermos hidratados para repor água e sais minerais perdidos na folia”, afirma a nutricionista Gabriela Derroidi. De acordo com a profissional, se não levada em conta essa situação, pode ocorrer dor de cabeça, fadiga e, até mesmo, o desmaio. Para evitar que isso ocorra, recomenda a ingestão de água mineral, água de coco, suco de frutas e isotônicos, que repõem os sais minerais.

Para quem prefere tomar aquela cervejinha, a dica é que a bebida seja intercalada entre uma dose ou outra de água – isso também evitará a famosa ressaca. Caso ela apareça, a recomendação é apostar em alimentos leves, como frutas e chás, leite, ovos, suco de laranja, atum, tomate e banana. “Mantenha-se hidratado e não sentirá ressaca”, considera a nutricionista.

Mas, para evitar “ainda mais a desidratação”, o excesso de álcool e o refrigerante devem ser evitados, uma vez que contêm alta concentração de sódio.

AFINAL, O QUE COMER?

Montar um prato colorido com legumes, verduras, carboidratos (preferencialmente os integrais) e proteínas mais leves, a exemplo do frango e do peixe, são as recomendações de alimentos para manter a energia e disposição. Outra aposta é nas frutas, amendoins ou castanhas para os lanches.

Na contramão, devem ser evitados alimentos gordurosos e de difícil digestão, ou lanches com molhos/maioneses.

“Prepare-se para as festas. Se for viajar, se programe para levar seus lanches, assim, saberá o que está comendo, quem fez e o modo de preparo”, orienta a nutricionista.

Publicidade

Veja também