Parceria dos pais nos estudos fortalece laços e aprendizado

EDITORIAL -

Data 29/04/2020
Horário 04:07

Desde a implantação do estado de quarentena em todo o país, estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino estão longe das salas de aula, como forma de prevenir o contágio do novo coronavírus, a Covid-19. Com o objetivo de evitar que o ano letivo seja prejudicado, as unidades escolares estão disponibilizando materiais e atividades de modo on-line, a fim de que os alunos mantenham os estudos em dia e não fiquem ociosos. Nesse sentido, é muito importante que os pais façam o acompanhamento diário das tarefas, considerando que este período afastado da escola pode dar às crianças a sensação de estar de férias.

Devido ao fato de não terem mais a figura do professor ao seu lado, muitos estudantes acabam apresentando problemas para organizar uma rotina de estudos ou até mesmo encará-la com disciplina. É nesse contexto que entram as famílias, que podem ajudar os pequenos a estabelecer horários de estudo, orientar sobre as atividades e encorajá-los a levar a sério este momento, que certamente contribuirá para que a criança não perca os vínculos com a escola.

Em matéria publicada ontem por este periódico, a pedagoga Fabiana Zanardo Ferreira, mestranda em Educação pela FCT/Unesp (Faculdades de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), destacou a necessidade dos pais definirem uma rotina que se encaixe no ambiente familiar e, nesse intervalo de tempo, mostrem quais atividades devem ser realizadas e se certifiquem de que elas estejam sendo feitas de forma correta. Entretanto, é preciso que o adulto saiba que é a criança que deve executar as tarefas e não ele. Segundo a profissional, o responsável deve explicar como se faz e dar condições para que cumpram suas atividades, priorizando sempre a autonomia da criança.

Os resultados desta parceria certamente serão vantajosos para ambas as partes: para a criança, que não terá o processo de aprendizagem descontinuado, e para as famílias, que poderão aproveitar este momento para fortalecer os laços com os pequenos. Neste cenário de distanciamento social, tem-se defendido muito o uso do tempo em casa para o fortalecimento das relações familiares, e o período de estudos pode ser uma boa oportunidade para o adulto estar próximo da criança e usar o tempo de forma produtiva e construtiva para o desenvolvimento dela.

Publicidade

Veja também