A distância de casa nunca foi empecilho para Wictor Gabriel Silverio Teixeira, o Witinho. Natural de Presidente Prudente, o jovem de 19 anos atualmente defende o time Sub-20 do Juventude e alimenta um sonho: chegar ao futebol profissional em alto nível. Primo do ex-jogador e técnico Antônio Carlos Zago, Witinho acumula passagens por clubes tradicionais, como Grêmio Prudente, Ferroviária, Bahia (BA) e agora veste a camisa do time alviverde de Caxias do Sul (RS).
O próprio Witinho conta sobre seu despontar no esporte bretão: “Minha paixão pelo futebol começa desde cedo. Comecei a jogar bola com seis anos, na escola, na escolinha de futebol e sempre fui um moleque diferente. Os professores falavam para meu pai ficar de olho em mim. No Grêmio Prudente, atuei dos 11 aos 13 anos. Depois fui para a Ferroviária, onde disputei o Sub-15 e o Sub-17, e acho que foi lá que minha carreira deu um salto”, relembra.
No currículo, Witinho tem um vice-campeonato do Paulista Sub-17, quando enfrentou jovens que hoje brilham no futebol nacional, como o atacante Estevão, que está de malas prontas para Londres para vestir a camisa do Chelsea. “Foi um ano que alavancou minha carreira”, diz. Depois da Ferroviária, o prudentino seguiu para o Bahia, onde atuou nas categorias Sub-17 e Sub-20, até chegar ao Juventude no segundo semestre do ano passado.
DO ATAQUE PARA A LATERAL,
DA LATERAL PARA O ATAQUE
Apesar de ter começado como ponta, foi como lateral-direito que Witinho se destacou durante boa parte de sua formação. “Do Sub-14 até o Sub-20, joguei como lateral, tanto na Ferroviária quanto no Bahia. Mas quando cheguei no Juventude, após um jogo, o técnico gostou de mim como atacante e virei ponta. Desde então, não saí mais da posição”, conta.
A transição para o ataque, segundo ele, foi natural, mas exige mais agressividade e poder de decisão. “Atacante sobrevive de números. É uma cobrança muito grande. Tenho muito a melhorar ainda, mas me sinto feliz jogando ali”, admite o jovem.
ESTREIA NO PROFISSIONAL E
INFLUÊNCIA FAMILIAR
Mesmo ainda em processo de consolidação na base, Witinho já teve a oportunidade de estrear entre os profissionais. Foi durante a disputa da Copa FGF (Federação Gaúcha de Futebol) no ano passado, competição de nível profissional no Rio Grande do Sul que se assemelha a Copa Paulista, contra o Internacional, de Porto Alegre (RS).
“Estrear no profissional foi muito prazeroso. Entrei no intervalo contra o Inter, que estava com time Sub-20 e Sub-23. É uma competição muito importante para a nossa formação. Mesmo não sendo o Brasileirão ou o Gauchão, é futebol profissional. Dá casca, maturidade”, afirma.
Sobre a influência do primo famoso, ele não esconde a admiração. “Sempre cresci ouvindo falar do Zago. Teve uma carreira gigante. Isso me influenciou a seguir no futebol. Hoje, ele é meu agente e foi quem me trouxe para o Juventude. Nosso contato aumentou muito nos últimos tempos”.
SI! METAS, REFERÊNCIAS E ADAPTAÇÃO
O atacante prudentino tem em Cristiano Ronaldo, o robozão, seu grande espelho. “É um cara que cuida do corpo, treina, treina e treina. Ele tem uma mentalidade absurda. Mesmo com idade avançada, continua em alto nível. É minha referência”, aponta Witinho. Cristiano Ronaldo é um dos maiores jogadores da história do futebol. A “besta enjaulada” está próxima de atingir a marca de mil gols e recentemente liderou Portugal na conquista da Nations League contra a Espanha em Munique, na Alemanha.
Quanto ao futuro, o objetivo de Witinho é direto: fazer a transição definitiva para o profissional e conquistar estabilidade. “Quero alcançar o alto nível, ganhar meu dinheiro, fazer meu pé de meia, ajudar minha família e ajudar as pessoas que estão necessitadas”.
Bem adaptado ao Juventude, Witinho diz que o clima gelado da Serra Gaúcha foi o maior desafio na chegada ao Papo (apelido do alviverde). “Aqui é muito frio, mas me adaptei bem. Fui muito bem recebido pelo grupo”, conta. Sobre a curiosidade de dividir o elenco com outro jogador da região, ele brinca: “[Da região] só tem o Beto por aqui”, em referência ao atacante Roberto Brato, natural de Presidente Venceslau, que também está no clube após passagem pelo Corinthians e a conquista da Copinha 2024 com o Timão.
Enquanto seu futuro no futebol se constrói jogo a jogo, Witinho segue firme nos treinos e com foco nas oportunidades que surgirem com a camisa do alviverde de Caxias do Sul (RS). O jovem completa 20 anos em março do ano que vem e espera ter mais oportunidades com o Juventude na disputa do Brasileiro Sub-20 e se testar profissionalmente na Copa FGF.
Reprodução/EC Juventude
Jovem Witinho completa 20 anos em março do ano que vem e espera ter mais oportunidades com o Juventude na disputa do Brasileiro Sub-20