Primeira etapa de revitalização é concluída

Túnel Pioneiro João Batista Horta, que recebe a intervenção artística, liga a Avenida Manoel Goulart aos bairros pela Rua Mendes de Moraes, em Presidente Prudente

VARIEDADES - ALINE MARTINS

Data 29/05/2019
Horário 07:10
Cedida: Ideia é dar um pouco de alegria e um visual que levante astral de quem passar pelo local
Cedida: Ideia é dar um pouco de alegria e um visual que levante astral de quem passar pelo local

Foi concluída a primeira fase de revitalização do Túnel Pioneiro João Batista Horta que liga a Avenida Manoel Goulart aos bairros pela Rua Mendes de Moraes, em Presidente Prudente. Conforme a Secom (Secretaria Municipal de Cultura), se não chover e nem fizer muito frio, a previsão é que as obras terminem entre duas e três semanas. “O prazo depende das condições climáticas, que interferem diretamente na fixação da tinta na parede”.

A iniciativa é uma ação entre as secretarias de Obras, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e de Cultura. “O projeto de revitalização/ilustração agora se dedica ao entorno do túnel nos dois lados, centro e bairro, e pode estar concluído em 100% havendo condições climáticas”, informa a Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Histórico

Como publicado neste diário, a ideia é tentar dar um pouco mais de alegria e um visual que levante o astral de quem passar pelo local, conforme explicou o publicitário e responsável pela intervenção artística, Richard de Almeida, 51 anos. A obra traz uma proposta em que os veículos interagem com a arte no qual os túneis simulam os eixos de um vagão. Segundo Richard, a ideia inicial era fazer somente a área dos túneis, mas o prefeito solicitou uma intervenção artística também nas laterais, para ficar mais completo e harmonioso. O publicitário explica que a obra contém linhas e tons mais simples que visam dar um colorido vasto para o local e também facilitar a reprodução da arte já que não participará da elaboração da intervenção.

A ação cultural foi elaborada por sugestão do jurista Zelmo Denari. Ele relata que sempre passa pelo local e considera que, pelas condições, merece uma intervenção artística para dar um melhor aspecto na passagem. É importante lembrar que intervenções semelhantes já ocorreram em outros pontos da cidade, como nos muros próximos ao Centro Cultural Matarazzo e na Praça do Bacarim.

Na ocasião da veiculação deste material, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), explicou que desde o início de sua administração, assumiu o compromisso de reconectar o centro à zona leste, que por muito permaneceu segregada e discriminada pelos muros que a separavam do restante do município. “A intervenção vem ao encontro desse projeto, pois recupera uma das mais importantes portas de entrada para a zona leste”, explicou Nelson. 

 

 

 

Publicidade

Veja também