Quatro pessoas seguem para a etapa de São Paulo

Final do evento ocorre em novembro; objetivo é consolidar a gastronomia paulista como um dos produtos associados ao turismo

VARIEDADES - ALINE MARTINS

Data 27/04/2018
Horário 08:55
População teve a oportunidade degustar cada prato apresentado
População teve a oportunidade degustar cada prato apresentado

Excepcionalmente, quatro pessoas seguem para a final do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, após conseguirem a classificação com a presença de dez receitas na etapa Presidente Prudente que foi finalizada na noite de quarta-feira. São eles: Angelita Prainha de Medeiros, da Casa Vilharquide, com o croquete de tilápia; Elias Tanios Perini, Gelateria Perino, com o gelato de arroz doce; Cleide da Silva Alegra, da Feira da Reforma Agrária, com a coxinha de mandioca com recheio de costela e Marcelo Jacon da Silva, Vila Real Cervejaria, com a coxinha de frango com catupiry. A final do evento ocorre na capital paulista, em novembro. Esta etapa ocorreu no Senac de Presidente Prudente.

De acordo com o finalista Elias Tanios Perini, da Gelateria Perino, o gelato de arroz doce é uma novidade, que começou há dois meses no estabelecimento comercial, e foi um sucesso. “Por isso, resolvemos trazer. Unimos a tradição do arroz doce, que a maioria conhece aqui no Brasil, com o gelado. Agora, estou louco para ir pra São Paulo e apresentar nossa receita”, vibra.

A mesma emoção sente Angelita Prainha de Medeiros, da Casa Vilharquide, de Paraguaçu Paulista, que apresentou o croquete de tilápia. “Pra mim é uma satisfação imensa participar desse evento, só tenho que agradecer e fazer o melhor para a próxima etapa”, pontua.

Feliz também está Cleide da Silva Alegra, da Feira da Reforma Agrária de Martinópolis, que mostrou a coxinha de mandioca com recheio de costela. “Sinto-me muito feliz. Eu espero que eu venda muito bem, É a segunda vez que participo”, pontua.

Marcelo Jacon da Silva, da Vila Real Cervejaria, de Dracena, apresentou a coxinha de frango com catupiry.  “Saímos com a vitória. É um prazer participar dessa festa pela segunda vez. Tudo que apoia a gastronomia, tentamos sempre estar presentes, pois amamos o que fazemos.  Agradeço a oportunidade”, destaca.

Na oportunidade, representando a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a chefe de Gabinete, Daiani Mistieri revelou a importância desse evento. “Com o objetivo de resgatar a culinária paulista, o Festival Sabor de SP associado ao turismo é mais uma ferramenta de fomento do setor trazendo desenvolvimento sócio econômico para toda a região e a forma de valorização dos produtores rurais uma vez que o grande destaque são os produtos da terra paulista”.

A degustação da população ocorreu no fim da tarde de quarta-feira, onde o mesmo avaliou cada prato.

Antes da degustação dos pratos, os interessados tiveram uma aula de cozinha inteiramente gratuita que foi realizada pelo chefe padrinho Leandro Polack, que mostrou nas novidades culinárias.

Vale lembrar que de dez pratos apresentados, apenas três são escolhidos para a grande final em São Paulo, porém, houve empate técnico e o júri entrou num consenso para que esta etapa pudesse ter quatro finalistas. Importante destacar, que o Sabor de São Paulo ainda tem sete etapas, e a próxima será na cidade de Santos, dia nove de maio.

 

O festival

Criado em 2013, 360 estabelecimentos de todo o Estado apresentaram os saborosos quitutes da culinária paulista para mais de 100 mil pessoas num circuito que culminou com o Guia Gastronômico do Estado. O objetivo é consolidar a gastronomia paulista como um dos principais produtos associados ao turismo.

Com AI

Nome do Estabelecimento

Cidade

Receita

Casa Vilharquide

Paraguaçu Paulista

Croquete de Tilápia

Feira da Reforma Agrária de Martinópolis

Martinópolis

Coxinha de mandioca com recheio de costela

Vila real cervejaria

Dracena

Coxinha de frango com catupiry

Gelateria Perino

Ourinhos

Gelato de arroz doce

Publicidade

Veja também