Volta às aulas intensifica procura por estágios

Organização possui cerca de mil estudantes cadastrados, com aproximadamente 200 ativos; semanalmente, em média 10 vagas estão disponíveis

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 10/08/2019
Horário 05:02
José Reis - Instituto Talentos visa a integração ao mercado de trabalho
José Reis - Instituto Talentos visa a integração ao mercado de trabalho

O Instituto Talentos é uma organização sem fins lucrativos, que visa a integração do jovem ao mercado de trabalho, por meio de ações que complementam e fortalecem o processo de aprendizado e desenvolvimento profissional. Certo é que a busca por esse envolvimento aumenta agora, com o início do semestre, isto é, a volta às aulas, conforme pontua a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), que coordenada o instituto em Presidente Prudente.

A informação vem da auxiliar administrativo Andreia Carvalho Marques, responsável pelo setor. À reportagem, ela pontua que é comum que o retorno às atividades curriculares representem “um gás a mais nos jovens, que acabam por buscar uma oportunidade de já se encaixar no mercado de trabalho”, comenta. No entanto, ela pontua que esse período é diferente para os contratantes, ou seja, os empresários que vão em busca de um estagiário. “É algo esporádico, na verdade, porque eles acabam procurando a gente quando sentem a necessidade”, lembra.

Mas isso não é muito difícil de ocorrer, segundo Andreia. Isso porque, no sistema disponível para o acesso dos jovens, semanalmente há em média 10 vagas. “Pode ser que em uma semana haja mais ou menos disponibilidade, mas esse número é aproximado”, destaca. Desta forma, na oferta de mão de obra versus a demanda empresarial, hoje existem cerca de 200 estagiários ativos, que compõem um rol de aproximadamente mil cadastrados.

Leis precedentes

A implantação do Programa de Estágio foi possível com a sanção da Lei 11.788/2008. Com isso, criou-se a abertura para a contratação de jovens a partir dos 16 anos, a fim de atuarem em atividades compatíveis com a área de formação, sem vínculo empregatício, como especificado pelo instituto. “O estágio facilita a profissionalização, dando a chance ao estudante de aplicar na prática os conhecimentos teóricos obtidos no ambiente escolar e permite à empresa desenvolver novos talentos”, completa.

Antes de 2008, em 1991 a Lei 8.213 também colocou em prática o Programa Talentos Eficientes, destinado ao público PCD (pessoa com deficiência). Na organização, a legislação também é levada em conta, uma vez que ela estabelece cota obrigatória para empresas com 100 ou mais empregados. Nessa condição, elas devem possuir pessoas com limitações no quadro de funcionários.

Publicidade

Veja também