11 de janeiro de 2017 às 09h21 - Esporte
Imprimir
RSS

Pela 1ª vez, Venceslau sedia o Shotyugueiko

por THIAGO MORELLO-Da Redação

CONFINAMENTO Com inscrições abertas e limitadas, evento reunirá atletas do judô de diversas cidades da região, para treinamento de verão que ocorre entre 20 e 22 de janeiro

A poucos dias do 1º Shotyugueiko (Treinamento de Verão), em Presidente Venceslau, o número de atletas inscritos para a programação já está próximo de se esgotar. Promovido pela AVJK (Associação Venceslauense de Judô Kenshin), o evento abriu vagas para 150 judocas. Até o início da semana, de acordo com a organização, cerca de 100 pessoas já haviam feito as inscrições. O prazo final vai até o dia 19 de janeiro.

Tradicionalmente realizado na cidade de Bastos (SP), é a primeira vez que o Shotyugueiko ocorre na região. Conforme o sensei Tiago Dias de Araújo, a intenção é promover uma integração entre os atletas do oeste paulista. “A nossa ideia é que possa ser feito todos os anos. Queremos colocar os atletas de nossas cidades para intensificarem os treinos, além de promover uma integração. A importância desta ação está no crescimento técnico e coletivo dos judocas”.

Rodolfo Zanin, campeão mundial de judô, será um dos palestrantes

E para promover essa integração, o cronograma do 1º Shotyugueiko conta com o treinamento coletivo e palestras de profissionais do esporte, que ficarão confinados, juntos aos demais, no Ginásio de Esportes de Presidente Venceslau. Conforme Tiago, que também ministrará a capacitação dos participantes, o responsável pela parte técnica será o atleta da Seleção Brasileira de Judô Denílson Lourenço, medalhista no Pan-Americano. “Além disso, o judoca prudentino Rodolfo Zanin falará sobre nutrição esportiva, e o treinamento coaching ficará por conta do sensei Fabio Matsuzaki”, detalha.

Para Rodolfo, a expectativa é repassar muitas informações e ressaltar, principalmente, a importância de manter uma boa alimentação. “Não é a primeira vez que estou do outro lado, dando orientação e não propriamente lutando. Como também sou atleta, consigo identificar os erros mais frequentes, no quesito técnico, e falar a linguagem dos judocas, para que entendam o que podem melhorar”, completa.

Todos os adeptos à modalidade, acima de 4 anos, podem participar do evento. Dentre os inscritos confirmados, nove cidades paulistas já estão credenciadas: Assis, Dracena, Junqueirópolis, Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Santo Anastácio e Tupã, além do município de Uberlândia (MG).

 

Serviço

O evento será no dias 20, 21 e 22 de janeiro, mas para a realização das inscrições os interessados devem estar atentos a dois prazos. Até o dia 15, a taxa de participação sai com desconto, no valor de R$130. Após essa data, até o final das matrículas, dia 19, será cobrado o valor de R$ 190.