30 mil fiéis devem passar por Santo Expedito

Programação em honra ao mártir se encerra no dia 1º de maio; hoje, na data em que se celebra dia do santo guerreiro, cristãos se dirigiram até a cidade para render graças e realizar pedidos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/04/2022
Horário 20:06
Foto: O Imparcial
Cristãos se dirigiram até Santo Expedito para render graças e realizar pedidos
Cristãos se dirigiram até Santo Expedito para render graças e realizar pedidos

“Vós que sois um santo guerreiro. Vós que sois o santo dos aflitos. Vós que sois o santo dos desesperados. Vós que sois o santo das causas urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade”, é o trecho da oração de Santo Expedito, o mártir de Metilene da qual os fiéis católicos recorrem na hora da aflição. Hoje, 19 de abril, data em que se celebra o dia do santo guerreiro, milhares de cristãos se dirigiram até a cidade que leva o nome do padroeiro para render graças e realizar pedidos. Do alto de seus cerca de 3 mil habitantes, o município de Santo Expedito aguarda aproximadamente 30 mil pessoas até o fim da programação em honra ao santo, estima a organização.
O pároco local, Umberto Laércio Bastos de Souza, explica que, durante todo o mês de abril, a devoção pelo mártir movimenta a pequena cidade que leva o nome do santo. “O dia de hoje [ontem] superou as expectativas, mesmo em pandemia”, ressalta o sacerdote. “Hoje é um dia de reavivamento da fé, da esperança, e do acreditar no Deus vivo, que é o Deus do impossível”, acrescenta o sacerdote. 

Graças a Santo Expedito

Hoje, no período da manhã, os fiéis contaram com a missa em ação de graças pelos 64 anos do município de Santo Expedito. Na sequência, puderam acompanhar um show do cantor Osmar Veronezzi. 
Às 15h, com a presença do bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, foi celebrada a missa dos devotos e romeiros. Às 19h30, foi realizada a Santa Missa transmitida pelos canais do Santuário de Santo Expedito e pela TV Evangelizar.

Foto: O Imparcial

Dom Benedito celebrou a missa dos devotos e romeiros

Construção do santuário

Desde 1998, o município de Santo Expedito conta com um fluxo espontâneo de visitantes e fiéis atraídos pela fé no santo das causas justas e urgentes. Com o crescimento significativo da peregrinação, em 2010 a igreja deu início à construção do Santuário de Santo Expedito, espaço que já desponta no turismo religioso na região de Presidente Prudente. O local, conforme já relatou o sacerdote a este diário, poderá fortalecer a cidade no MIT (Município de Interesse Turístico) para a aquisição de verbas estaduais, uma vez que, com o santuário pronto, o município poderá se tornar uma estância turística.
Em novembro de 2020, a obra avançou mais um importante passo ao receber a cúpula, uma estrutura metálica que pesa 25 toneladas, e o coruchéu, arremate pontiagudo que eleva as partes de uma edificação – ambos são considerados símbolos litúrgicos. Ao todo, o santuário terá 9,9 mil metros quadrados de construção, capacidade para 1,8 mil pessoas sentadas, até 3 mil pessoas nas suas dependências internas, além de contar com estacionamento para 300 automóveis e 100 ônibus.
Conforme o pároco local, a etapa de cobertura acabou de ser concluída, uma vez que cada metro da obra foi erguido graças à contribuição de milhares de fiéis espalhados por todo o Brasil, por meio de doações espontâneas e da aquisição da Campanha do Metro Quadrado. Portanto, com o avanço da cobertura e outras estruturas que possibilitam a segurança dos fiéis no seu interior, a expectativa, segundo o padre, é que no ano que vem, no dia do padroeiro, a comunidade já possa realizar celebrações no santuário. 

PROGRAMAÇÃO 

Foto: O Imparcial

Devotos homenageiam santo das causas justas e urgentes

21 DE ABRIL 
10h – Santa Missa
15h – Missa em ação de graças ao encerramento das festividades 

29 DE ABRIL 
19h30 – Missa de abertura da Festa Maior na Igreja Matriz

30 DE ABRIL
19h30 – Santa Missa na Igreja Matriz 

1º DE MAIO 
10h – Santa Missa do Romeiro na Igreja Matriz e continuação da quermesse e leilão de gado no santuário
12h – Continuação da quermesse e leilão de gado no santuário

Fonte: Santuário Diocesano de Santo Expedito

Fotos: O Imparcial 

Missas especiais serão celebradas até 1º de maio

SAIBA MAIS

Fiéis caminham 100 km em peregrinação a Santo Expedito 

Festividades em homenagem a Santo Expedito iniciam hoje

Santuário de Santo Expedito está nos preparativos finais para a festa do padroeiro

Publicidade

Veja também