“A salvação do nascimento” é tema do 120º Sarau Solidário da APE, hoje

Encontros de janeiro e fevereiro de 2019 também já estão definidos para desenvolvimentos dos fieis artistas participantes

-

Data 15/12/2018
Horário 04:05

Tudo se renova com a vinda de uma criança. Nova geração, novo tempo, nova oportunidade de fazer diferente aquilo que erramos e reiterar os acertos da caminhada. O nascimento é esperança de salvação, de melhoramento, de maturação da consciência que está sendo forjada. E assim será desenrolado o tema do 120º Sarau Solidário da APE (Associação Prudentina de Escritores), hoje às 19h30, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado para a Vila da Fraternidade.

De acordo com Carlos Francisco Freixo, presidente da APE e idealizador deste projeto que tantos artistas amam, este foi o modo como se prepararam para o sarau deste mês. Segundo ele, não há como não renovar as esperanças numa data tão especial e, principalmente, quando tomamos consciência do que esta simboliza. É um silêncio que vai tomando conta de nossos corações, baixando a adrenalina, aguardando o momento de tudo se renovar!

“Preparamos a casa, nossos corações, compartilhamos com os amigos nossa expectativa. E esperamos em silêncio, um profundo silêncio para o momento da contemplação. E, quase mudos, nossos olhares traduzem a renovação que se apresenta. A partir desse nascimento, da salvação do nascimento, nós nos colocamos disponíveis à renovação que nos permite caminhar”, salienta Freixo.

Se é utopia? Não, não é. Estamos falando do possível, do que nos motiva, do que nos põe a construir novas possibilidades. Essa renovação é interna, em nosso coração, em nossa alma. Claro, alguns estão afoitos, ansiosos por demais. Mas tudo é tão simples, são as pequenas luzes que se acendem em nós. Deste modo, iluminados, também vamos construindo com o possível, com o simples, unidos em um projeto divino que nos fala tão alto.

Como sempre temos feito, a literatura é nossa base, mas sempre dialogando com música, artes plásticas, dança...

Fazendo um balanço deste ano, o presidente ressalta: “Estamos fechando um ciclo; abrindo outro. Foi um ano extremamente difícil para todos nós. Mas conseguimos manter nossos objetivos propostos desde o início da associação: e, como temos feito a cada mês, neste ano conseguimos realizar 13 saraus com temas bem interessantes e o envolvimento de muitos artistas prudentinos, a quem agradecemos muitíssimo por acreditarem neste projeto que chega ao sarau de número 120”, agradece o presidente.

 

Ideais transformados

Freixo acentua que o ano apenas se encerra e que os artistas se preparam para 2019, mantendo o que até aqui foi conquista de cada associado. Inclusive, já pensando em mais ações a serem desenvolvidas para esse ano que em breve se inicia.

“Afinal, o que dá sentido à nossas vidas são os ideais sendo transformados em realizações. Acreditamos muito na arte, na educação, na literatura e já nos propomos a ampliar nossas atividades para o ano que vem. Logo no seu início faremos o lançamento da ‘Clape 2’ [Coletânea Literária da Associação Prudentina de Escritores] que já foi encaminhada à gráfica”, adianta o presidente.

O primeiro sarau de 2019 já tem tema e data: “Um canteiro para cada um”, no dia 19. Na

resenha: “Em algum distante planeta, azul, girando em torno do Sol, e iluminados com percepção e criatividade, o olhar de cada artista expressa sua inquietação, liberto, reatando a sensibilidade e dando sentido à vida em todas as suas emoções.

Fevereiro também já está encaminhado e os artistas enfatizam no dia 16 que “A arte está no ar”. “Inspirada e transpirada, a obra já não pode acomodar-se e precisa alcançar todos os sentidos humanos. Portanto, abandona a mente, os arquivos, os projetos dos artistas para promover a emoção, a reflexão, à evolução humana”.

 

AMIGOS PRESENTES NO 120º SARAU

 

Aparecida Gianello, 

Apparecida Soares Correia,

Carlos Francisco Freixo,

Célia Marli Raimundo,

Celso Aguiar,

Cida Ajala, 

Cida Girotto, 

Cleusa Cardoso,

Eliane Vani Ortega,

Felipe Andrade Farah

Helena Cararo,

José Júlio Samogim,

Maleno Maia,

Maurício D’S,

Maria Aparecida Pereira De Souza,

Miguelina Ramos, 

Neucélia Felix, 

Nilza Fumagalli,

Paulo Roberto Brancatti,

Rafael De Campos,

Rodrigo Campos,

Shirley Barbeta Martins

Tácito Cortes, 

Wilians Ventura, 

Zélia Cardoso

 

2018 FOI ASSIM:

 

JANEIRO – “Sobras do Centenário”

FEVEREIRO – “Noite dos Mascarados”

MARÇO – “O amor, o sorriso e a flor” – Bossa Nova

ABRIL – “Contrato de Riso”

MAIO – “Tropicália”

JUNHO – “Brega”

JULHO – “Catraca”

AGOSTO – “Refugiados”

AGOSTO – “Roda de Poesia no Flitpp”

SETEMBRO – “Raízes Prudentinas e da Alta Sorocabana com Prêmio Benjamin Resende”

OUTUBRO – “Amarelinha - da terra ao céu

NOVEMBRO – “Corações Partidos”

DEZEMBRO – “A Salvação do Nascimento” 

 

SAIBA MAIS

 

DIRETORIA ATUAL APE

 

Presidente: Carlos Francisco Freixo

Vice-Presidente: Rodrigo Campos

Secretário: Rafael de Campos

Diretora financeira: Eliane Vani Ortega

Diretor de Relações Públicas: Celso Aguiar

Diretora Patrimonial: Apparecida Soares Correia

Diretor de Eventos: Aparecido Maurício da Silva

Diretor de Comunicação: Altino Oliveira Correia

 

 

Publicidade

Veja também