Boas emoções ajudam a melhorar a memória

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 23/08/2023
Horário 04:30

Você sabia que emoções e memória andam juntas? Afinal, quem não quer usufruir de boas emoções, ou seja, as emoções positivas?
Ter emoções positivas como felicidade costuma fazer o seu cérebro prestar mais atenção no momento vivido e guardar melhor a informação na sua memória. É bem provável que ao pensar na sua comida, filme, música preferida você tenha emoções boas.
Mas por outro lado, ao sentir as emoções negativas como raiva, medo ou tristeza pode prejudicar a sua memória. Isso porque o cérebro pode limitar as lembranças, como uma proteção contra o sofrimento. Assim, é importante observarmos a relação entre emoção e memória.
Saiba que o doente de Alzheimer pode se beneficiar ainda mais com as boas emoções, visto que a doença se caracteriza por ser degenerativa, progressiva, sem cura, que aos poucos compromete, especialmente, a memória.
As pessoas com a doença de Alzheimer sempre terão um estado emocional específico, particularmente, na primeira fase. Bem observado quando elas ao serem perguntadas sobre alguns momentos corriqueiros, como o rosto de quem estava na portaria do seu edifício na última ida ao médico, é possível que muitos esqueçam. Em outras palavras, quanto maior a emoção sentida, mais fácil é gravar memórias no cérebro.
Aos pacientes que apresentam a doença de Alzheimer, especialmente na fase inicial, torna-se importante que familiares e cuidadores evitem emoções negativas, pois podem atrapalhar ainda mais a memória; por inundar o cérebro com sentimentos ruins, limitando a atividade cerebral. Isso quer dizer que se a emoção for muito forte, como medo ou raiva, isso pode prejudicar ainda mais a memória e pode fazer com que a pessoa doente esqueça de alguns detalhes.
Portanto, o papel principal dos familiares e cuidadores será o de manter a pessoa com Alzheimer bem emocionalmente, e, assim ajudando a contribuir para manter e até melhorar o seu aprendizado, bem como a atenção e a motivação, evitando as emoções negativas, como ansiedade, medo ou estresse, que podem prejudicar o aprendizado do doente dificultando ainda mais a memorização.
É por isso que é tão importante criar boas condições emocionais para os doentes Alzheimer, que nem sempre será fácil, mas deve ser perseguido.
Portanto, sabendo que as emoções e a memória estão relacionadas, será importante cultivar emoções positivas para influenciar o aprendizado e a fixação de informações relevantes, possibilitando uma melhor qualidade de vida.
 

Publicidade

Veja também