Embora lançado em 1974, o filme “Chinatown” dirigido por Roman Polanski homenageia os filmes policiais noir típicos da década de 1940, com atmosfera e fotografia correspondentes ao período. Na trama, o detetive J.J. Gites (Jack Nicholson) é contratado por Evelyn Mulwray para investigar se seu marido, Holly, chefe do departamento de água e energia de Los Angeles, está tendo um caso. O detetive acaba descobrindo que ele tem uma amante, mas é surpreendido quando a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) surge, querendo processá-lo. Holly acaba aparecendo morto e o detetive percebe que foi enganado e passa a querer desvendar o real mistério. Indicado a 11 Oscars, acabou vencendo apenas o de melhor roteiro, e ganhou quatro Globos de Ouro. Um dos melhores filmes da década de 1970.
Coluna do Idoso
Empregabilidade do idoso
A empregabilidade do idoso (que representa a capacidade de conseguir e de manter um emprego em um mercado de trabalho dinâmico) cresceu cerca de 69% em uma década (de 2012-2024) com mais de 8,6 milhões de pessoas acima de 60 anos ocupadas. Tal fato é reflexo de uma tríade: necessidade financeira do idoso de aumentar a sua renda, busca por um propósito de vida e de se manter ocupado e a própria maior longevidade da população. Se por um lado, estamos trabalhando por mais tempo, qual a equação que a economia encontra para uma sociedade em que os empregos rareiam e as novas gerações vivem cada vez mais na informalidade? Enquanto os idosos trazem de vantagem maior experiência e comprometimento, levam a desvantagem de necessidade de atualização tecnológica e o próprio preconceito etário. Muitos empregadores preferem contratar idosos e pessoas mais experientes por um conjunto de benefícios associados: maior estabilidade, experiência prática e grande engajamento nos cargos assumidos. Algumas vantagens para o empregador, no entanto, representam desafios e funcionam como detratores para o idoso: alta chance de vínculos de informalidade, com idosos trabalhando sem carteira assinada, e sem os devidos benefícios trabalhistas. Como grande parte dos idosos vem de gerações em que a escolaridade não era critério tão exigido, muitos deles são realocados para cargos de menor importância ou de menor liderança. Na prática, idoso manda quando é dono. De qualquer forma, independente destes desafios, trabalhar acima dos 60 anos traz outros impactos positivos para quem está envelhecendo: manutenção da saúde mental, evitando o isolamento social e ajudando no controle emocional; sentimento de propósito, melhorando a autoestima e sensação de utilidade; troca intergeracional com o compartilhamento de experiências com os mais novos, bem como aprendendo a dinâmica da nova geração.
Dica da Semana
Cinema
“O Agente Secreto”
Está em cartaz na Rede Moviecom do Prudenshopping, o candidato brasileiro ao Oscar 2026, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura. O filme narra a história de um ex-professor acusado de subversão pela Ditadura Militar, que busca refúgio em Recife sua cidade natal, e se vê vigiado por vizinhos e vizinhas, numa trama de paranoia, suspense e medo.