O uso de creatina como suplemento nutricional para equinos é cada vez mais recomendado pelos médicos-veterinários, principalmente para cavalos atletas, em fase de preparação e provas. Mesmo sendo uma substância naturalmente encontrada nas células musculares (principalmente, nos músculos esqueléticos), a suplementação de creatina é extremamente importante para a resistência física de cavalos de competição, que possuem alta exigência física e desempenho em treinos e campeonatos. A creatina otimiza a energia durante a execução de exercícios físicos, contribuindo para a melhora no desempenho e na força do animal, além de reduzir a fadiga e estimular a hipertrofia muscular contribuindo para uma boa performance.
"A creatina ajuda a restaurar os estoques no músculo de ATP [trifosfato de adenosina], uma molécula de energia importante que contribui para o aumento da força e tônus muscular, além de melhorar a capacidade de explosão e a recuperação do músculo, explica a médica-veterinária, Monique Hoffmann, coordenadora de produtos de grandes animais da Syntec do Brasil.
Contaminação por micotoxinas afeta até
69% das amostras de insumos e rações
A Revisão Global Anual de Micotoxinas da Selko, marca de aditivos alimentares da Trouw Nutrition, mostrou que entre 31% e 69% das mais de 50 mil amostras de matérias-primas e rações analisadas em 2022 coletadas em 42 países da União Europeia, América do Norte, América Latina, Oriente Médio/África e Ásia apresentaram contaminação por micotoxinas. “Esses dados comprovam a seriedade da contaminação dos insumos das rações por diferentes tipos de fungos. Está aí um desafio frequente para os suinocultores e avicultores”, explica Fernanda Andrade, Gerente do Programa de Segurança Alimentar da Trouw Nutrition. Confira mais informações em www.norteagropecuario.com.br.
Divulgação
Desafio frequente para os suinocultores e avicultores
Bem-estar e saúde animal
guiam passos da Vetoquinol
A Vetoquinol Saúde Animal celebra 90 anos de fundação, perfeitamente alinhada aos conceitos de responsabilidade ambiental, social e de governança. Nesse sentido, concentra toda sua energia e dinâmica na oferta de soluções para o bem-estar e a saúde dos animais de produção e de companhia. “Completamos 90 anos mais jovens e contemporâneos do que nunca, com foco claro no desenvolvimento sustentável dos pets, bovinos e suínos”, destaca Jorge Espanha, diretor do Grupo Vetoquinol na América Latina e no Canadá.
A data é perfeita para a Vetoquinol divulgar sua visão de futuro: até 2033 a empresa se propõe a ser “a indústria de produtos para saúde animal mais ágil do mercado global, integrando funcionários, especialistas, parceiros, produtores e tutores para criar soluções personalizadas dedicadas à saúde animal para um planeta melhor”. Confira mais informações em www.norteagropecuario.com.br.