"Dragão vermelho"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 23/06/2021
Horário 07:15

Clássico

Depois do sucesso estrondoso de “Silêncio dos Inocentes”, em 1991, o gênero do suspense foi reconfigurado e, as pessoas esperavam ver mais de Hannibal Lecter em ação, foi este o estopim para a realização de “Dragão Vermelho” que traria Anthony Hopkins de volta ao papel que o consagrou.

Continuação

Uma década depois, o longa chegou trazendo tudo o que “Hannibal” de 1999 falhou e, dessa vez segue o mesmo conceito de seu antecessor. A trama se passa antes dos acontecimentos do primeiro filme e, coloca no elenco Edward Norton, Ralph Fiennes, Emily Watson e Philip Seymour Hoffman.

Trama

Vemos os eventos que culminaram na descoberta e captura de Hannibal pelo agente do FBI Will Graham ele quase morre nas mãos do médico e, após se salvar consegue uma merecida aposentadoria por seus feitos, por fim, acaba se mudando para um lugar tranquilo para viver com sua família. Anos depois, ele precisa da ajuda do psiquiatra para conseguir encontrar um novo serial killer, conhecido como “O Fada dos Dentes”. Ele precisa conversar com Lecter para conseguir informações sobre o perfil do assassino e assim, conseguir prendê-lo.

Inteligente

Um fato que chama atenção é as referências artísticas em duas pinturas de William Blake, que são ilustrações para a Bíblia feitas por encomenda, que leva os mais fiéis a interpretarem de acordo com o livro de Apocalipse. O enredo também recorre a Freud para explicar que a negação dos instintos está na essência do processo civilizatório. 

Lecter

Dr. Lecter mais uma vez deixa o espectador boquiaberto com sua performance e, desta vez, ele não está sozinho, o novo vilão é tão assustador quanto ele, mas nos transporta a um pouco de humanidade quando se apaixona por uma deficiente visual.
INCRÍVEL: Essa recomendação de filme vem para você que se interessa pelo vilão mais clássudo, sádico e inteligente da sétima arte. Nunca vá jantar sem ele. As confusões mentais, as reviravoltas e, principalmente, o desfecho triunfal faz com que a experiência seja intensa do começo ao fim. Disponível na Netflix.

Siga

Para saber mais siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Veja também