Edna Maria deu luz ao PL que autoriza presença de fisioterapeuta em partos nas maternidades 

Professora doutora do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp atua na área da saúde da mulher com ênfase em uroginecologia e obstetrícia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/03/2022
Horário 04:15
Foto: Cedida
Edna destaca Moção de Aplausos que recebeu, em reconhecimento a seu profissionalismo
Edna destaca Moção de Aplausos que recebeu, em reconhecimento a seu profissionalismo

Quem também se dedica à ciência e à educação no ensino superior na região de Presidente Prudente é a professora assistente doutora do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Edna Maria do Carmo. A pesquisadora atua desde 1990 na área da saúde da mulher com ênfase em uroginecologia e obstetrícia. No ano passado, a Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou o Projeto de Lei 295/18, de autoria do vereador Douglas Kato Pauluzi (PTB), que autoriza a disponibilização de profissional fisioterapeuta nas maternidades públicas e privadas de Prudente durante o período de pré-parto, parto e pós-parto, sempre que solicitado e custeado pela parturiente. A propositura foi defendida pela fisioterapeuta, em consonância com o conselho efetivo do Conselho Regional de Fisioterapia.
Edna Maria do Carmo é graduada em Fisioterapia pela Unesp, em 1988. Possui mestrado em Microbiologia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 1996 e doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Unesp, em 2002. Além da área de atuação já citada, a profissional também atua na reabilitação em pós-operatório de câncer de mama, incontinência urinária, fisioterapia pré-natal, trabalho de parto e pós-parto e disfunções sexuais. 
Ela conta que está envolvida com projetos de pesquisa desde a graduação e seguiu com eles ao longo de toda a carreira acadêmica, primeiro como estudante e depois como orientadora e colaboradora em projetos de iniciação científica, graduação e pós-graduação. “Na universidade, somos contratados para o ensino, a extensão e a pesquisa. Ser pesquisadora é um desafio na vida acadêmica. Hoje, desenvolvo projetos de fisioterapia na área da saúde da mulher na graduação e na pós-graduação”, destaca a doutora.  São vários os projetos desenvolvidos ao longo da carreira, pontua Edna. Com eles, obteve publicações nacionais e internacionais, além de participar de inúmeros congressos locais, nacionais e internacionais. “Tenho pesquisas publicadas com relação à fisioterapia no pós-operatório câncer de mama, na gestação, em mulheres com incontinência urinária e no pós-parto”, detalha. “Com certeza todos me mostraram a importância da nossa atuação na vida da mulher ao longo do ciclo feminino. Algumas pesquisas apresentaram complexidades e desafios, mas quando vemos todo nosso esforço resultar na publicação, sentimos aquela sensação de missão cumprida”, reforça.

Fisioterapeutas nas maternidades

Em 2020 e 2021, Edna teve o prazer de realizar um projeto de extensão, que acredita ser um marco profissional diante tamanha satisfação e realização que o mesmo trouxe para sua vida acadêmica. O projeto foi criado devido à campanha nacional da Abrafism (Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher) intitulada “Por mais fisioterapeutas nas Maternidades”. Com essa campanha, Edna criou um projeto de extensão intitulado: “Assistência de Fisioterapia no trabalho de parto e pós-parto imediato em uma Maternidade Estadual de Presidente Prudente [SP]”. 
Ela pontua que o profissional fisioterapeuta, enquanto equipe obstétrica, pode ajudar durante todo o ciclo da maternidade (gestação, parto e pós-parto), prevenindo o sofrimento pelo desconhecimento da fisiologia do trabalho de parto e como funciona o seu corpo, devendo trabalhar para garantir à mulher um parto seguro e satisfatório, e um pós-parto com informações, além de ajudar dando ênfase na amamentação, no desconforto dos músculos esqueléticos e nas disfunções dos músculos do assoalho pélvico tão sobrecarregados no pré-natal e parto. 
A professora doutora do curso de Fisioterapia da FCT/Unesp também detalha que várias técnicas de assistência que podem ser utilizadas pelo fisioterapeuta enquanto membro da equipe obstétrica, como banhos, crioterapia, massagens, técnicas respiratórias, consciência corporal, deambulação, posições verticais e a TENS (neuroeletroestimulação transcutânea). O fisioterapeuta, inclusive, também tem competências das quais incluem formação teórica e recursos para prestar assistência física e de suporte nas diferentes fases da gestação, podendo mostrar-se útil no acompanhamento da mulher durante o processo parturitivo, ajudando na redução da percepção dolorosa e na diminuição do tempo de trabalho de parto. 
Um resultado importante com realização desse projeto de extensão e pesquisa foi a criação do Projeto de Lei de autoria do vereador Douglas Kato Pauluzi (PTB), em 2021, sobre o fisioterapeuta ter acesso às maternidades públicas e particulares de Presidente Prudente. “Em minha carreira acadêmica recebi alguns prêmios, mas destaco a ‘Moção de Aplausos’ entregue pelo parlamentar pelo meu profissionalismo e excelência à frente de projetos realizado na rede cegonha, e em especial ao projeto de extensão na maternidade e pela conquista da permanência de profissionais fisioterapeutas nas maternidades de Prudente”.
Estar inserida em projetos de pesquisas, segundo Edna, capacita as mulheres e dá possibilidade de maior conhecimento e troca de experiências em diferentes níveis, seja local, nacional ou internacionalmente. “Com nossos resultados, em diferentes pesquisas, é possível transformar e/ou contribuir no contexto de uma determinada população com diferentes aspectos, bem como fortalecer a nossa prática clínica na fisioterapia”.

Foto: Cedida 


Edna desenvolve projetos de fisioterapia na área da saúde da mulher

SAIBA MAIS

Patricia Antunes: “educação e o desenvolvimento da ciência tornam a sociedade mais justa e igualitária”

Publicidade

Veja também