A criatividade, para a designer e artista plástica, Luciana Lisboa, é muito mais do que um talento artístico. É uma força vital, um poder que reside em cada mulher e que, quando despertado, pode transformar a vida. Foi essa a mensagem que Luciana compartilhou com um grupo de mulheres em uma noite especial, no projeto TPM (Terça para Mulheres), no anexo do restaurante Fulô de Mandacaru. Com um discurso emocionante e inspirador, ela contou sua própria história de superação, marcada pela descoberta da sua verdadeira essência criativa.
“Mulheres, elas têm uma conexão muito grande com o divino”
Para Luciana, a criatividade está presente nas tarefas mais simples do cotidiano. Em um dos momentos mais marcantes da palestra, ela desafiou a plateia: “Todas vocês, sem exceção, são criativas. Cada uma na sua área, cada uma no seu segmento.” Ela citou como exemplo a rotina, desde a escolha de um cardápio para o almoço até a educação dos filhos. “A gente usa a criatividade sem vocês saberem que são criativas”, afirmou.
A artista explicou que a criatividade é um dom inato, um poder que Deus deu a cada ser humano. Em especial, a mulher, segundo ela, tem uma “conexão muito grande com o divino e uma intuição muito aflorada, isso é do feminino.” Luciana incentivou o público a exercitar a criatividade com curiosidade, como se estivesse vendo o mundo pela primeira vez. “Olhe cada objeto e pense nele como uma coisa que você nunca viu. Se você tivesse que explicar para um alienígena, o que é isso?”, propôs.
“Tudo que for relacionado à criação me deixa viva”
Luciana revelou que nem sempre se sentiu conectada com seu poder criativo. Após a perda de seu irmão e um período de profunda depressão, ela percebeu que não estava no lugar que deveria estar. Um teste vocacional, repetido a pedido de sua psicóloga, revelou o que ela já sentia: seu destino era a criatividade, um lado 100% aflorado que ela não estava explorando.
Essa epifania a levou a abandonar a administração e o design de interiores para se dedicar à criação de joias e esculturas artesanais. É na criação que ela se sente viva. “Tudo que for relacionado à criação me deixa viva. Se eu não estiver criando, eu entro em depressão.” Luciana falou sobre a liberdade que encontrou ao se expressar por meio da moda, deixando de lado o medo do julgamento e usando roupas que refletem sua essência.
“A coisa mais bonita que tem é a gente carregar confiança e um sorriso no rosto”
O segredo para a autoconfiança, segundo a artista, está em ser você mesma. “Ele ama quando eu coloco as minhas roupas largas, que eu uso muito roupa larga, tudo meu é largo, é solto, é livre. Ele acha linda”, disse ela, referindo-se ao marido, Beto. “Por quê? Porque eu estou carregada de autoestima e confiante.” A palestra de Luciana Lisboa foi um verdadeiro grito de liberdade, inspirando as mulheres a abraçarem sua autenticidade e a usarem a criatividade para transformar suas vidas.