A Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente divulga a abertura da exposição do artista plástico David Cardoso, “Origem da Trança”, que teve início no último dia 6, na Galeria Takeo Sawada do Centro Cultural Matarazzo.
A mostra celebra o mês da Consciência Negra, com a apresentação de 32 trabalhos elaborados com muita criatividade por David, que utiliza da técnica artesanal de colagem, com elementos simples, como papel, barbante e tinta. O artista busca dar visibilidade ao seu trabalho, que já foi exposto em outros pontos da cidade, entre elas, a Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), o Fórum Trabalhista e o Tênis Clube.
O local onde as artes se encontram funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, aos domingos e feriados das 16h às 22h. A exposição segue até o dia 30 de novembro.
No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, um dia que significa reconhecer a luta dos negros, sua cultura e contribuições para a constituição da sociedade.
A origem da consciência negra surgiu nos anos 70, com o surgimento de grupos de luta contra o racismo, como o Grupo Palmares e Movimento Negro Unificado, grupos estes que estudavam, pesquisavam e dialogavam com outros ativistas, promovendo ações em prol do combate ao racismo.
A data 20 de novembro foi escolhida para marcar este dia importante, pois é a data de morte do líder Zumbi dos Palmares, chefe de um dos maiores quilombos do país, sendo ele o Quilombo dos Palmares. Zumbi se tornou um dos maiores símbolos da luta e resistência contra a escravidão de sua época.