HR: ocupação de leitos para Covid-19 oscila diariamente

Índices são válidos tanto para UTI quanto para enfermaria; 43 pacientes não-Covid já foram transferidos da unidade ao Hospital Regional do Câncer

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/08/2020
Horário 06:15
Arquivo -  Já foram remanejadas 43 pessoas do HR para o HRCPP
Arquivo -  Já foram remanejadas 43 pessoas do HR para o HRCPP

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as unidades de saúde adotaram um esquema de atendimento e internação para quem possui a doença, a fim de não ocasionar o contato com outras pessoas que precisam de atendimento médico. E no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, não é diferente. Diariamente, a instituição comporta pacientes com Covid-19, de modo que a taxa de ocupação de leitos, destinados à patologia, oscila diariamente.
Isso faz com que, em alguns dias, essa capacidade da unidade de saúde chegue até a 100% nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O Imparcial já chegou a noticiar, inclusive, momentos em que a realidade era essa.
O HR, especificamente, conta com 39 leitos destinados à Covid-19, sendo 21 de terapia intensiva. Até segunda-feira, por exemplo, o número estava em 80%, conforme dados informados pela Secretaria de Estado da Saúde. Já os de enfermaria, naquele cenário, estavam totalmente lotados. “Os leitos de enfermaria estão ocupados no momento, mas este cenário varia no decorrer do dia, em virtude de fatores como altas ou transferências, por exemplo”, pontua o Estado.

O Hospital Regional, especificamente, conta com 39 leitos destinados à Covid-19, sendo 21 de terapia intensiva

Contudo, a pasta lembra que a região de Presidente Prudente, como um todo, conta com serviços SUS (Sistema Único de Saúde) aptos a atender casos. E a taxa de ocupação de leitos de enfermaria de Presidente Prudente, até segunda-feira, era de 50,6%. “Portanto, há condições de assistir os pacientes”, destaca.
“Cabe acrescentar que a pasta mantém esquema especial de gestão de leitos hospitalares, para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves. Além disso, há suporte da Cross [Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde], caso qualquer paciente precise ser transferido à unidade que possua recursos específicos, não disponíveis no serviço de origem do atendimento.

Transferências ao HRCPP

Como informado por este periódico, desde a última semana e após convênio firmado entre o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) e o Estado, teve início a transferência inter-hospitalar dos pacientes oncológicos e de outras patologias do HR. A medida prevê liberar até 10 leitos de UTI e outros 80 de enfermaria para o tratamento de casos de Covid-19.
O HRCPP informa que, até o momento, foram realizadas 43 transferências para este serviço, incluindo um caso para UTI.

SAIBA MAIS

Prudente inicia transferência inter-hospitalar de pacientes oncológicos ao HRCPP

Santa Casa de PP inicia funcionamento de cinco novos leitos de UTI para Covid-19

Covid-19: Antes, durante e depois da UTI

Com mais 10 leitos, taxa de ocupação de UTIs vai a 65,7% no DRS-11

Número de leitos a pacientes com Covid passa de 11 para 21 na Santa Casa

Publicidade

Veja também