Mensagem para o Dia Mundial da Água 2024

OPINIÃO - Roberto Luiz dos Santos

Data 24/03/2024
Horário 05:00

Queridos irmãos e irmãs, que o Senhor vos dê a paz!
Dia 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro. Tratava-se de um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta. Neste ano, o tema definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) globalmente para este dia é “Água para a Paz”.
Em nosso país, a ANA (Agência Nacional das Águas) promove a reflexão do tema: “A Água nos Une, o Clima nos Move”. A temática foi escolhida devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade. O clima está se modificando cada vez mais devido ao aquecimento do planeta e transformando também o ciclo natural das águas, causando um cenário de emergência climática. Com este horizonte a despontar, torna-se necessário o planejamento e a preparação da sociedade para a adaptação à mudança climática, com respostas eficazes aos efeitos dessa nova realidade.
A Pastoral da Ecologia Integral gostaria de provocar a todos com uma reflexão: “Como nos relacionamos com a água que bebemos?” É fato que esta pergunta talvez nunca tenha sido feita por nós, porque a vemos como uma “coisa” que está aí à disposição e que consumimos todos os dias. Contudo, não podemos esquecer que já existem situações em que a água é escassa, consequência das mudanças climáticas, do mau uso e da degradação dos lugares onde ela existe. A água malcuidada causa ainda desastres ambientais, escassez de alimentos e doenças provocando até mesmo a morte. Sem água não existe a vida!
Cristo veio para que todos tenham vida em abundância (Jo 10, 10). É nossa missão, como cristãos, a vivência desta boa nova e assim, respeitar e cuidar da água, para que a vida seja abundante. É necessária uma conversão ecológica: Descobrir a água como um dom de Deus, obra de suas mãos, como nossa irmã e por isto parte da família. Neste caminho de conversão somos chamados a amá-la, desenvolvendo atitudes como: evitar o desperdício, a poluição de qualquer forma e zelar de todos os lugares onde ela se encontra como os lençóis freáticos, as nascentes, os córregos, os rios e os oceanos, para que todos tenham vida.
Empenhemo-nos nesta missão de cristãos e cidadãos deste mundo. Que o Espírito Santo nos capacite a expandir nosso amor a esta querida irmã.
 

Publicidade

Veja também