“Muitas pessoas não percebem ou não aceitam que estão ansiosas”

Denise Brunholi - psicóloga e escritora

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/03/2020
Horário 08:38
Weverson Nascimento - Denise: "Temos vários recursos e técnicas para amenizar os sintomas e encontrar um equilíbrio emocional"
Weverson Nascimento - Denise: "Temos vários recursos e técnicas para amenizar os sintomas e encontrar um equilíbrio emocional"

Ela é responsável por atrapalhar as noites de sono e, na maioria das vezes, traz aquela sensação de fadiga, falta de ar ou respiração rápida. Falta de concentração e pensamento acelerado também estão entre os sintomas daquela que é bastante conhecida na sociedade atual: a ansiedade. Diante da dimensão que o transtorno alcançou, a psicóloga prudentina, Denise Brunholi, escreveu o livro “Conversando sobre ansiedade”, lançado em fevereiro. O objetivo é esclarecer os sintomas da ansiedade, falar da necessidade de um acompanhamento profissional e mostrar como é possível lidar com ela no dia a dia. Afinal, nunca é tarde para buscar e pedir ajuda!

O Imparcial: Por que devemos falar sobre a ansiedade?

Denise: O Brasil, segundo a OMS [Organização Mundial da Saúde], sofre uma epidemia de ansiedade. Dados comprovam que 18,6 milhões de brasileiros convivem com esse transtorno e isso faz com que esse assunto se torne urgente para que a população entenda o que é e saiba o que fazer para se tratar.

Quais os malefícios para a sociedade atual?

A correria diária para darmos conta de tudo, os períodos de crise, o consumismo desenfreado, entre outras coisas, acabam servindo de gatilho para a ansiedade, e quando isso acontece, muitas pessoas não percebem ou não aceitam que estão ansiosas. Nesse caso, o que era apenas um sinal de alerta pode evoluir para uma ansiedade patológica que, em alguns casos, terá que ser tratada com psicoterapia e acompanhamento medicamentoso com profissionais da área.

Como driblar esse problema?

Para o dia a dia temos vários recursos e técnicas que podem ser usadas para amenizar os sintomas e encontrar um equilíbrio emocional. No livro [Conversando sobre ansiedade] temos várias delas citadas, entre elas, a prática de mindfulness (atenção plena).

O que a motivou a escrever “Conversando sobre ansiedade”?

O motivo é a necessidade em psicoeducar a população de todas as formas possíveis sobre a importância da saúde mental, seja em campanhas como a “Janeiro Branco”, onde consegui unir um grupo de psicólogos e saímos às ruas trabalhando essa questão, seja através da internet e agora também com o livro, tratando exclusivamente do tema ansiedade.

Essa é sua primeira obra? Pretende lançar outras para tratar de demais assuntos?

Sim, é minha primeira obra e pretendo lançar mais um para, quem sabe, até o final do ano. Pensarei em um assunto que seja também de grande valia para a sociedade.

Onde pode ser adquirida sua obra? Qual o valor?

O valor do livro é R$ 40 e pode ser adquirido diretamente comigo através do meu WhatsApp [(18) 99767-4290] ou pelo Messenger da minha página profissional no Facebook - Psicóloga Denise Brunholi e ainda pelo direct no Instagram @psico_denisebrunholi. Em todas as minhas páginas constam o número do meu celular.

PERFIL

Nome: Denise Brunholi

Idade: 45 anos

Formação: graduada em Psicologia, com abordagem analítica junguiana, capacitada e qualificada para atendimentos online, com aprovação pelo e-psi e autorizada pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia)

Atividade profissional: psicóloga clínica, psicóloga online, escritora e palestrante

Naturalidade: Presidente Prudente

Publicidade

Veja também