"O Show de Truman: o Show da Vida"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 02/02/2022
Horário 06:00

Atual
Em tempos de “Big Brother Brasil”, poucos filmes se encaixam mais neste contexto que “O Show de Truman”. O clássico do fim dos anos 90, dirigido por Peter Weir, protagonizado por Jim Carrey e ganhador de três Globos de Ouro e inúmeros outros prêmios, é uma referência nos filmes de drama, aborda o Mito da Caverna de Platão, intercalado ao vício em reality show.

Historia
A trama conta sobre a vida de Truman, um vendedor de seguros que vive uma vida tranquila com sua esposa, até começar a notar que algumas coisas ao seu redor são suspeitas, incluindo seus amigos e família. Após conhecer uma garota misteriosa, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda a sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional como o maior programa de TV já feito na história.

Reflexões
O diretor do programa Christof (Ed Harris) pode ser visto como uma representação de uma alegoria de um Deus Onisciente, Onipotente e Onipresente, mas há algumas interpretações onde ele é visto como o Diabo, por conta de toda sua manipulação e mentira, neste ponto, fica a critério do expectador decidir.

Destaque
Além é claro da produção, roteiro e estética do filme, o maior destaque vai para Jim Carrey, que na opinião desta colunista, tem a sua melhor atuação, transitando entre seu habitual humor, mas composto com drama e suspense e medidas ideais.

Vale a pena
“O Show de Truman” nos mostra como podemos nos prender a vidas alheias por uma tela de TV. Aborda de maneira cômica e dramática inúmeras questões filosóficas e reflexões sobre a vida, a ética, as relações humanas, o que é real ou não, a liberdade e outros pontos relevantes. Disponível na Amazon Prime, HBO Max, Globo Play, Telecine e Apple TV.

Siga
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também