O tempo passa e ações permanecem

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 08/08/2023
Horário 03:08

Dengue: uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme). Um conceito que talvez muitos não sabem dizer ao pé da letra. Mas, sentir na pele a doença e verbalizar todos os sentimentos daqueles dias difíceis, isso muita gente já consegue fazer. 

Lembrando que esse tema já passou por este espaço, porém, sempre terá vez por aqui. Uma doença séria que causa dores, transtornos e luto para muitos. A doença chegou em 2023 como um furacão na região, fazendo muitas vítimas e levando, infelizmente, algumas a óbito. Causou muito sofrimento e pode continuar causando, pois o mosquito segue aí. Mesmo com a diminuição do número de casos, a doença segue fazendo suas vítimas. Então, os mesmos cuidados devem continuar sendo feitos e a atenção mantida.

Como noticiado neste diário, em Presidente Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) iniciaram, nesta segunda-feira, um trabalho conjunto visando o combate à dengue, com foco nos abrigos de pontos de ônibus e pontos de táxis. A ação terá como foco principal os abrigos de cobertura mais reta que, apesar de possuírem um sistema de calha para o escoamento da água, entopem com o acúmulo de folhas e outros tipos de resíduos. Já em Pirapozinho, o Decen (Departamento de Controle de Endemias) tem realizado diversas ações visando o controle e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Destaque para o trabalho em conjunto de fiscalização de imóveis em construções e com piscinas no município. 

Ou seja, os trabalhos e atenção em relação à dengue seguem na pauta das administrações municipais e isso deve estar na agenda diária dos proprietários de casas e estabelecimentos para que mantenham os espaços limpos e adequados. O objetivo é prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti com a população conscientizada sobre o assunto. Com a união e apoio de todos, os resultados serão eficazes e positivos para todos.

Publicidade

Veja também