"Os Monkees"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 28/11/2023
Horário 06:17

“The Monkees” foi um seriado de televisão idealizado pela emissora NBC nos Estados Unidos em 1966, com a ideia de recriar um show televisivo embalado no sucesso dos Beatles na época. Para isso, lançou um concurso nacional para escolher os quatro protagonistas que testou mais de 400 candidatos, chegando à escolha final de quatro nomes: Micky Dolenz, Davy Jones, Peter Tork e Michael Nesmith. Os astros gravaram um álbum para promover o seriado, que explodiu de sucesso, e acabaram virando um conjunto real de rock, com os atores cantando e tocando instrumentos, já que eram também músicos. O exemplo típico onde a vida imita a arte. O sucesso durou duas temporadas até 1968, com 58 episódios, que foram exaustivamente repetidos nos anos seguintes, incluindo o Brasil, nas manhãs de sábado da Globo. Gravaram mais de 20 álbuns e coletâneas, e chegaram a ter filme próprio no cinema. Atualmente, apenas o baterista e vocalista Miky Dolenz está vivo aos 78 anos. 
    
“Histórias Prudentinas Parte 6 – os times e estádios de futebol”

Presidente Prudente já teve dias de mais glória e muitos louros nos esportes, inclusive no futebol. A Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) passa por uma fase turbulenta de reformulação, mas já teve apogeu duradouro como clube da cidade. Fundada em 1936, seu time de futebol foi criado em 1940 e a construção do estádio se deu em 1943, mas o destaque mesmo viria a partir de 1960 com a conquista do Troféu Carvalho Pinto e a glória maior no ano seguinte: campeão da segunda divisão, vencendo a Ponte Preta, com o direito a participar da elite do futebol. A Prudentina conseguiu permanecer na primeira divisão paulista até 1967, quando ao ser rebaixada, pediu afastamento da Federação Paulista de Futebol. Seu rival maior na cidade era o Esporte Clube Corinthians de Presidente Prudente, o popular Corintinha, fundado em 1945. Em 1960 acendeu à primeira divisão, mas já no ano seguinte retornou à segunda, perdendo justamente para a rival Prudentina. Com o apogeu da Prudentina ao longo da década de 60, o Corinthians só voltaria a ter atenção na década de 70 com a extinção da rival. Entre fases de vagas magras e outras magérrimas, o clube continuou atuando, passando para a série A2 nos anos 80 e para a A3 nos 90, chegando a ser extinto definitivamente em 2001 (atualmente outro clube, sem relação com o Corintinha de Prudente, usa o nome Esporte Clube Corinthians). Lembrar do Corintinha, é também lembrar do seu estádio: o Parque São Jorge, construído em 1954. Palco oficial de diversos jogos ao longo das décadas e de eventos esportivos (como os inesquecíveis Jogos Abertos do Interior de 1980), foi inacreditavelmente vendido em 1983. Os vereadores da época aprovaram a revogação da Lei de Utilidade Pública e permitiram a vitória do negócio imobiliário. Em 1990 foi finalmente ao chão para dar lugar ao, hoje denominado, Prudente Parque Shopping. Dentre os resistentes ao tempo, o Estádio Caetano Peretti, fundado em 1968, hoje se destina ao futebol amador, mas já chegou a sediar jogos da Federação Paulista, sendo o último em 1992, justamente na campanha do Corintinha pelo A3. Resta ao prudentino, cultivar a beleza do portentoso Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, criado em 1982 e o único a ser sede de jogos oficiais de futebol. 

Dica da Semana

Livros

“Os Outubros de Taiguara”: 
Autora: Janes Rocha. Editora Kuarup. Subtítulo: “Um artista contra a ditadura – Música, censura e exílio”. O livro retrata a vida e obra do cantor e compositor Taiguara (1945-1996), com amplo levantamento sobre a ação da censura em seu trabalho, um dos mais perseguidos pela ditadura militar. Mais de 80 composições suas foram proibidas, prejudicando a trajetória de um dos mais criativos músicos do pais. Participante de festivais de música e autor de clássicos do cancioneiro popular como “Hoje” e “No Universo do Teu Corpo”. 
 

Publicidade

Veja também