É preciso que cada um faça sua parte!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/04/2022
Horário 04:10

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos) expõe que pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Ou seja, o TEA (transtorno do espectro autista) é um distúrbio no desenvolvimento do cérebro que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente. Essas informações foram tiradas do site https://autismoerealidade.org.br, que, além de informações, traz uma série de cartilhas capazes de explicar de forma lúdica o TEA, para todos entenderem.
Em 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Essa data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007, com o propósito de difundir informações e enfrentar os preconceitos e estigmas que existem em relação às pessoas com autismo. Este diário trouxe um material especial na edição de domingo, contando histórias de pessoas com o espectro e da luta das famílias pela inclusão e informação em prol de seus filhos.
Não é possível falar deste assunto sem pensar no importante trabalho administrado pela Lumen et Fides. O CER-II (Centro Especializado em Reabilitação de Presidente Prudente), anexo à Lumen, oferece e executa suas ações de reabilitação/habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipes multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, psicologia, enfermagem e serviço social. Este serviço é referência em dois tipos de deficiência: física e intelectual, que se enquadrem no rol de Cids autorizados. Atualmente, cerca de 200 pacientes são atendidos pelo programa, que, juntos, totalizam 800 assistências em saúde ao mês. A Lumen et Fides, instituição fundada em 15 de maio de 1987, em Presidente Prudente, foi criada por um grupo de pais que buscavam tratamento adequado para seus filhos com deficiência física ou intelectual. Seu objetivo é atender crianças, adolescentes e adultos com disfunção neuromotora ou doenças neuromusculares e a pessoa com TEA (transtorno do espectro do autismo), oferecendo tratamento de reabilitação e habilitação, com ações voltadas para área terapêutica e educacional.
É essencial que essa data seja realmente de conscientização e que aas reflexões se expandam por todos os dias do ano. O mês de abril ainda continua azul para reforçar tudo isso e é essencial que cada um de nós façamos nossa parte, buscando informação e lutando em favor dos direitos dos autistas. 

Publicidade

Veja também