Prudente institui escuta especializada nos órgãos da rede de proteção

Objetivo é estabelecer parâmetros para orientar os profissionais quanto aos procedimentos necessários para atuação diante de situações de suspeita ou confirmação de violência contra criança e adolescente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/05/2023
Horário 19:26
Foto: Júlia Guimarães
1º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente foi realizado nesta quarta
1º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente foi realizado nesta quarta

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), em parceria com os Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) e a Toledo Prudente Centro Universitário – coordenadoria do curso de psicologia, promoveram na manhã desta quarta-feira o 1º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente. Na oportunidade foi lançado o Protocolo de Escuta Especializada nos órgãos da Rede de Proteção de Presidente Prudente.
O protocolo foi elaborado pelo Comitê de Gestão Colegiada, composto por uma equipe técnica de servidores que integram as secretarias municipais de Assistência Social (SAS), de Educação (Seduc), de Saúde (Sesau), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e a Secretaria Estadual de Educação. A Resolução n° 08/2023 aprovando o protocolo foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3).
Conforme apresentado no Seminário pela gerente do Creas I e coordenadora do Comitê de Gestão Colegiada, Elaine Dias Spiguel, o Protocolo de Escuta Especializada nos órgãos da Rede de Proteção de Presidente Prudente foi elaborado com o objetivo estabelecer parâmetros para orientar os profissionais da Rede de Proteção quanto aos procedimentos necessários para atuação diante de situações de suspeita ou confirmação de violência contra criança e adolescente, evitando a revitimização (repetição desnecessária dos fatos vividos).
O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Presidente Prudente, Marcos Akira Mizusaki, ressalta que proteção à criança e ao adolescente é um objetivo em comum. “A resolução que institui a escuta especializada vai ao encontro do que já lutávamos, para que a vítima não sofra e não precise reviver a situação inúmeras vezes”.

Seminário municipal

Realizado no Salão Nobre da Toledo Prudente, a mesa do seminário foi composta pela secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini, além da presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Fabiana Macedo, do promotor Marcos Akira Mizusaki, e da coordenadora do curso de psicologia da Toledo, Mariana Hauser de Castilho, como representante da reitora, Zelly Pennacchi Machado.
Conforme declaração da secretária da SAS, o evento foi realizado com apoio e dedicação de todo o grupo e de toda a rede. “É mais uma ação que enfatiza a importância das políticas sociais para a proteção dos mais vulneráveis. Agradeço a presença de todos, que juntos, colaboram para que momentos como este sejam concretizados”.
A coordenadora do curso de psicologia da Toledo, Mariana Hauser de Castilho, comentou sobre o compromisso com a comunidade. “A reunião de todo esse grupo, secretaria, universidade e Creas, mostra o compromisso com a sociedade, compartilhando e promovendo contribuições”.
De acordo com a presidente do CMDCA, Fabiana Macedo, Prudente é referência para a região em políticas e ações para a proteção e direitos. “A violência contra a criança existe, muitas vezes velada. Trabalhar para protegê-las é nossa obrigação”.

SERVIÇO
O documento, com todo o Protocolo de Escuta Especializada, é composto por 40 páginas e está disponível para consulta no site da Prefeitura de Prudente. 

Publicidade

Veja também