Prudente integra “Circuito SP”

Município ficou entre as 60 cidades selecionadas no Estado e atendeu requisitos como, espaços e infraestruturas adequadas; atividades ocorrem entre o fim de 2019 e durante o ano de 2020

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 20/10/2019
Horário 07:10
Arquivo: “Compor a rede da programação é importante”, diz Denilson
Arquivo: “Compor a rede da programação é importante”, diz Denilson

Presidente Prudente foi selecionada em um Edital do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, para receber um circuito de espetáculos de música, artes cênicas e atividades de formação e capacitação. Denominado Circuito SP, o programa com visão municipalista une o Estado e as Prefeituras para desenvolver a arte, a cultura e a economia criativa em todas as regiões e, neste em questão, recebeu a inscrição de 208 municípios, mas apenas 60 cidades foram contempladas. E o melhor: a população receberá toda a programação gratuitamente!

Segundo o edital, cada município selecionado será apoiado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) com o pagamento do cachê de no mínimo três apresentações, a serem realizadas por profissionais e grupos de comprovada relevância no cenário artístico-cultural, entre o último trimestre de 2019 e durante o ano de 2020. Comprometido em levar cultura a todos os paulistas e, com o objetivo de ampliar o acesso de toda a sociedade a eventos artísticos de qualidade, o Estado mantém o programa durante o ano em diferentes cidades, que recebem atrações musicais, dança, teatro e programação especial para o público infantil.

PARTICIPAÇÃO

PRUDENTINA

Para estar entre os 60 municípios selecionados, a maior cidade do oeste paulista atendeu aos requisitos como: disponibilizar espaços adequados, infraestrutura e demais serviços necessários; e fazer a divulgação das ações e mobilizar público local. De acordo com o produtor cultural da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), Denilson Biguete, compor a rede da programação é importante no sentido de estabelecer vínculos, contatos e formação de plateia que é fundamental, afinal são espetáculos de muita qualidade.  “Da um up na nossa programação, porque acabamos incrementando a nossa programação de difusão cultural. Nós colocamos no projeto a necessidade de participar desse programa e de estarmos incluído nele. Para isso evidenciamos a cidade, qualificamos o município para receber o projeto, e ele foi aceito. O próximo passo é receber, a princípio, três espetáculos dentro do contexto artístico, mas ainda não sabemos o que vem ou quem vem”.

A programação é diversa, incluindo destaques da produção artística de nosso país, de nomes já conhecidos do grande público a novos e promissores talentos. Elas serão definidas de acordo com a capacidade do município em atender as necessidades técnicas dos artistas e grupos contratados. Com mais de dez anos de história, o Circuito SP, também conhecido como Circuito Cultural Paulista, leva produções artísticas de excelência a diversas partes do Estado.

PROJETO

CIRCUITO SP

Os objetivos do projeto visam também, realizar um circuito de apresentações com diversos perfis, de artistas e grupos com comprovada relevância, nos municípios; realizar ações formativas para as artes e a cultura, visando o aprimoramento da produção local; criar condições para que os cidadãos tenham acesso ampliado aos bens e processos artístico-culturais; contribuir para a formação de público e de repertório e; contemplar municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados.


 

Publicidade

Veja também