"Santo Expedito Peregrino" visita cidades

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 17/05/2022
Horário 04:11
Foto: Ademarsu/Cedida
Retorno da imagem de Caiuá
Retorno da imagem de Caiuá

A presença de devotos de toda a região para visitar o Santuário de Santo Expedito tem levado os responsáveis a encontrar uma forma para que os que não têm condições de locomoção possam também sentir a presença do santo das causas urgentes, junto a si. Entendem que quando são programados eventos em louvor a Santo Expedito, os que não têm veículos próprios, ou mesmo não são beneficiados por linhas regulares de ônibus, têm também o direito de fazer suas orações, ou pedir algumas graças.

PEREGRINO I
O projeto “Santo Expedito Peregrino” foi planejado pelo padre Umberto e equipe, que realmente atendem a esses objetivos. Assim, a imagem oficial do santo visitará as cidades atendendo aos devotos que se enquadram nesta situação. Já foi estudado todo o esquema e, assim, as cidades interessadas poderão receber Santo Expedito, bastando para tanto entrar em contato com o padre Umberto, a fim de que sejam providenciados todos os detalhes.

PEREGRINO II
A imagem levada nesse trabalho é a original que se encontra na paróquia de Santo Expedito. Quando ela visita outras cidades, para recompensar os romeiros que nunca puderam estar em Santo Expedito, ela se autodenomina de “Santo Expedito Peregrino”, pois está disposta a peregrinar por todos os lugares que a desejarem receber.

COMO FAZER
O grupo interessado deverá entrar em contato pelo telefone (18) 3267-1177, com antecedência mínima de 15 dias para se estabelecer a data pretendida. Deverá indicar também a paróquia que receberá a imagem.

COMPROMISSO I
A imagem de “Santo Expedito Peregrino” sairá numa sexta-feira, permanecendo durante todo o sábado e retornando à cidade no domingo pela manhã, antes das 10 horas, quando se celebra a Missa dos Romeiros, que da mesma forma recebe fiéis de toda a região. Logo após a missa, a comunidade de Santo Expedito oferece um almoço beneficente, que é preparado por uma equipe da própria comunidade católica, cuja renda é revertida para as obras do santuário.

COMPROMISSO II
Durante a permanência da imagem na paróquia que a recebe, deve ser celebrada uma missa com o pároco da mesma. O padre Umberto também se coloca à disposição para a realização desse ofício religioso, pois pretende acompanhar a imagem peregrina.

CAIUÁ
A primeira visita da imagem de “Santo Expedito Peregrino” foi no dia 13, quando foi recebida pela população de Caiuá. Ela permaneceu até o domingo, quando retornou ao seu lugar santificado para a celebração da Missa dos Romeiros. Naquela cidade, foi celebrada uma missa pelo padre Umberto e padre Tuti, da paróquia de Caiuá. Quando da chegada naquela cidade, a imagem foi recebida por um grande número de devotos numa carreata com cerca de 60 veículos que percorreram a cidade. 

RETORNO
No retorno a Santo Expedito, aproximadamente 40 veículos vieram em acompanhamento, assistiram à missa do Romeiro e logo após todos participaram do almoço, que é sempre elogiado por quem o saboreia.

PRÓXIMA
Segundo informações, está tudo sendo acertado para que a próxima visita de “Santo Expedito Peregrino” seja em Presidente Prudente, quando a imagem será levada àquela cidade e todos os devotos do santo das causas urgentes poderão se reverenciar a ela, fazer suas orações e da mesma forma realizar seus pedidos  de graças.
 
FÉ EM TROVAS
A imagem de Santo Expedito
Sempre altera o seu destino
Ele está indo aos seus devotos
Como um Santo Peregrino.
              (José Costa)

Publicidade

Veja também