"Sinal de Alerta"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 07/11/2023
Horário 06:00

As novelas das 22h da Rede Globo nos anos 1970 traziam tramas consistentes com abordagens adultas, como esta, “Sinal de Alerta”, que foi ao ar entre 1978-79, de autoria de Dias Gomes. Na trama, o poderoso empresário Tião Borges (Paulo Gracindo) enriqueceu às custas de empresas de fertilizantes, altamente poluentes. Ele quer se divorciar da esposa Talita (Yoná Magalhães) para se casar com a bela jovem Sulamita Montenegro (Vera Fischer), mas ela se recusa a conceder o divórcio. Paralelamente, ela lança forte campanha na imprensa no seu jornal Folha do Rio, de alerta contra a poluição em defesa de causas ambientais, com o apoio do também jornalista Chico Tibiriçá (Carlos Eduardo Dolabella) e de Rudi Caravaglia (Jardel Filho). A trama ressalta os impactos da poluição nos trabalhadores e moradores pobres com destaque para o elenco: Isabel Ribeiro, Bete Mendes, Eduardo Conde e Ruth de Souza. A trama não fez sucesso, em parte por ser exibida às 23h por conta do horário político, encerrando as novelas do horário na época. 
    
“Histórias Prudentinas Parte 3 – Os bares e clubes noturnos”
A vida noturna de Presidente Prudente é a que mais sofre modificações com o passar do tempo, com bares e casas noturnas abrindo e fechando conforme a moda e a frequência. Um dos estabelecimentos mais duradouros da cidade é o famoso Bar Tio Patinhas na esquina do Calçadão com a Siqueira Campos com suas tradicionais esfihas sendo servidas há décadas. A Nicolau Maffei já serviu de endereço para outros pontos famosos como os bares Shoyama, Oásis e Cruzeiro do Sul (este majestoso, na esquina com a Joaquim Nabuco), e o primeiro clube dançante da cidade: O Ambassador (onde fica hoje o banco Santander). Nas imediações existiam os restaurantes Samambaia também na Joaquim Nabuco e na Avenida Coronel Marcondes, o Restaurante Samburá e a Panificadora Ao Pão Gostoso, em frente à Prefeitura. Vários restaurantes e pizzarias marcaram época: Pizzaria União (o embrião da Nº 1, na Vila Marcondes), Restaurante Shikai, Pizzaria La Gôndola, Veneza e Pensador, Restaurante Tia Eva (próximo à Apea na esquina da Fagundes Varela). A Chopperia H2 na esquina da Gurgel com a José Foz atravessou gerações e teve desdobramentos: o Hzinho um pouco à frente na Gurgel e o Hzão na Maffei.  Próximo ao PUM existiam dois points da juventude no fim dos anos 70: A Superpão e a Supp na esquina com a Álvares Machado. E como não falar do Bar Alquimia na Siqueira Campos com a Cassemiro Dias ou o movimentado Palácio do Sorvete que existiu na Gurgel e na Washington Luiz. As danceterias mais famosas foram a Dancin´Days na Cel. Marcondes ao lado do Bar Roda Viva, a Ponto Final no Calçadão, a Buana na José Bongiovani em frente à Unoeste (na época Apec), a D´Graus no Parque do Povo e a Moby Dick (que depois virou Balancê e Santa Helena Country). Os undergrounds Superplá, Memória e Pop´s Drinks (ainda hoje ativo) e nos anos 90 veio a famosa Cocktail no Jardim Bongiovani. Tempos inesquecíveis. 
 
Dica da Semana

Música

Elizângela – “Pertinho de Você”: 
A atriz Elizângela nos deixou na última sexta-feira com uma longa carreira de novelas na TV. Contudo, em 197, ela foi lançada como cantora pela RCA Victor com um megassucesso nas paradas: “Pertinho de Você”, que chegou a vender um milhão de cópias e foi o disco compacto simples mais vendido da história. No total ela teve quatro discos sendo que duas músicas chegaram a entrar em trilha sonora de novelas: “Ele ou Você” (em “Pecado Rasgado”, 78) e “Coisas do Amor” (“Marrom Glacê”, 79). Da época das discotecas. 

 

Publicidade

Veja também