Tecnologia e conhecimento 

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 28/10/2023
Horário 05:00

O mundo empresarial está passando por momentos de dúvidas e incertezas quanto ao futuro, pois onde o que valia até ontem, hoje talvez tenha que ser feito de modo diferente. 
Uma pesquisa da Dell, que é uma das maiores fabricante de computadores e produção de tecnologias, aponta que em 2030 as organizações em sua totalidade trabalharão com tecnologia, o que exige que se preparem desde já para essa nova realidade, principalmente, quanto à infraestrutura e às pessoas. As tecnologias serão uma extensão das pessoas, direcionando e auxiliando o gerenciamento de suas atividades cotidianas. As pessoas aprenderão continuadamente e em “tempo real”, dada a velocidade das mudanças. A única certeza que se tem, é a incerteza quanto ao futuro, pois nenhum setor de atividade consegue prever o que efetivamente acontecerá. 
A tendência é que de cada duas empresas, uma se torne obsoleta em um prazo de até cinco anos, por falta de inovação e uso de tecnologias. Há uma preocupação também com o que o relatório da Dell chama de desemprego tecnológico, ou seja, teremos o ser humano obsoleto e desempregado. O trabalho como o é hoje, amparado em local fixo, tende a diminuir ou até mesmo desaparecer, passando a ser baseado em tarefas, que exigirão cada vez mais habilidades e competências individuais muito fortes. Tanto que outra estimativa levantada pela pesquisa e que chama a atenção é de que 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda não foram inventados, o que tende a criar um contexto em que a capacidade em adquirir novos conhecimentos, passe a ser mais importante do que o próprio conhecimento em si. Isso quer dizer que daqui poucos anos, apenas 15% das atividades realizadas pelo ser humano hoje, continuarão sendo realizadas do mesmo modo. 
Todo esse cenário nos indica que o conhecimento que temos atualmente não será suficiente para o amanhã, pois com a intensidade de atualizações e mudanças tecnológicas constantes, o tornará obsoleto rapidamente. Isso não quer dizer que todo mundo precisará ser um expert em tecnologia, mas cada um precisará entender pelo menos como ela funciona e qual impacto causará na sua realidade profissional. 
Um vídeo elaborado pela Startse, que é uma escola de negócios diretamente ligada ao ecossistema de startups brasileiro, que retrata bem a questão da nova realidade educacional exigida e que nos obriga a pensar em alternativas de como nos adaptarmos às mudanças radicais em andamento. É uma verdadeira quebra de paradigmas, onde o conhecimento se torna obsoleto muito rápido, assim como as habilidades requeridas. 
E a pergunta que fica é: você que é empresário, como está a gestão do seu negócio? O que você está fazendo para buscar conhecimento para si mesmo e para o seu time? E como anda a evolução tecnológica na sua empresa? Se você acha que possuir um computador e uma impressora de cupom fiscal é suficiente, sinto muito, mas você já está no fim da fila, poucos passos à frente de quem ainda vive no mundo das papeletas. Lembre-se, que se continuar assim, já, já a corrida para o seu negócio corre o risco de terminar.  

Publicidade

Veja também