“Tema está em voga e é amplamente discutido”, indica professor sobre redação do Enem 

Heitor Ribeiro avalia que tema da prova escrita e de questões de múltipla escolha de linguagem e ciências humanas seguiram nível de edições anteriores

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 14/11/2022
Horário 18:10
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Primeiro dia de provas do Enem com questões de linguagem, ciências humanas e a tão aguardada redação ocorreu domingo 
Primeiro dia de provas do Enem com questões de linguagem, ciências humanas e a tão aguardada redação ocorreu domingo 

Foi realizado neste domingo o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na ocasião, estudantes de  Presidente Prudente e região deixaram suas casas para fazer as questões de múltipla escolha de linguagem, ciências humanas e a tão aguardada redação, a qual o tema versou sobre a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil. 
Para o professor de Sociologia, Heitor Ribeiro , o tema da redação seguiu o padrão dos últimos anos da prova e não pegou de surpresa aqueles que se prepararam para o exame. “O tema está em voga e é amplamente discutido. É atual e discutido em história, geografia e sociologia principalmente. Acredito que os alunos estavam com um bom repertório para desenvolver a dissertação”, avalia Heitor. 
Segundo o professor, as questões de linguagem e ciências humanas também seguiram o nível de edições anteriores, com textos longos e cansativos, o que, de acordo com Heitor Ribeiro, é um padrão do Enem. “O nível foi o mesmo, textos longos, cansativos, o que já é um padrão da prova e um desafio para os alunos administrarem o tempo e usarem estratégias de resolução”, assinala o professor. 
Por fim, Heitor atenta que esta edição do Enem é a segunda na história da prova com menor número de inscritos. “A abstenção foi alta. Quase 30% dos estudantes não compareceram neste primeiro dia”. 

“Atual, importante e fácil de fazer"

Para o aluno do 3º ano de ensino médio do Colégio Multiplus, Paulo Ambiel, que pretende cursar História, escrever sobre a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil na redação foi uma boa oportunidade para refletir sobre a questão e quem sabe conseguir uma boa nota. “A redação é um dos melhores temas dos últimos anos, é atual, importante e fácil de fazer”, considera o estudante. 
Sobre as questões de múltipla escolha, Paulo assinala que, no geral, achou a prova mais difícil do que nas últimas edições do Enem. 

Tem mais no próximo domingo

De acordo com a Agência Brasil, o Enem é adotado como passaporte para ingresso no ensino superior, e foi aplicado em 11.175 locais, de 1.747 municípios de todo o país. Assim como ocorreu no último domingo, no próximo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
Como não haverá mais redação, as provas começam no mesmo horário, às 13h30, mas terminam meia hora antes, às 18h30, quando os inscritos terão que entregar o caderno de respostas, desta vez, de questões de matemática e de ciência da natureza.
Os resultados da prova servem como critério único ou complementar de processos seletivos e para acesso a auxílios governamentais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Outra aplicação do Enem é em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Publicidade

Veja também