10ª RA soma 0,51% dos investimentos no Estado

Nos últimos quatro trimestres foram identificados 967 anúncios feitos por empresas no território paulista; 5 são de Prudente

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 07/05/2017
Horário 09:03
 

A 10ª RA (Região Administrativa), que abrange 53 municípios do oeste paulista, concentrou 0,51% dos investimentos anunciados no Estado de São Paulo, no acumulado dos últimos quatro trimestres. É o que apontam os dados da Piesp (Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo), elaborada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). O levantamento expõe que, nestes 12 meses foram identificados 967 investimentos feitos pelas empresas no território paulista. Destes, cinco estão relacionados a Presidente Prudente.

Jornal O Imparcial Rocha: "Estamos no ápice da maior crise econômica do país"

Com a marca de cinco investimentos anunciados, sendo quatro nos três últimos semestres de 2016, considerados "confirmados", e mais um no primeiro trimestre deste ano que consta como "captado", a 10ª RA figura na penúltima posição entre todas as 15 regiões analisadas, à frente apenas de Itapeva, que contabilizou um registro.

Quanto aos casos catalogados em Prudente, três são do setor de serviços: inauguração de casa de doces, de lavanderia e compra de equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia, e construção de ala infantil na Associação de Apoio ao Portador de Câncer. Os outros dois, são do comércio: inauguração de loja de moda íntima e fitness e de loja de cosméticos e perfumaria. Tais anúncios somam investimento de R$ 7,6 milhões.

 

Tendências

A Piesp, segundo a Assessoria de Imprensa da Fundação Seade, disponibiliza dados sobre os anúncios de investimentos, os quais permitem a identificação das principais tendências setoriais e regionais da economia paulista, fornecendo elementos para a tomada de decisão de agentes públicos e privados. "Os anúncios de investimentos representam importante instrumento de análise e prospecção da dinâmica econômica e, ainda que não haja garantia da realização dos empreendimentos, revelam as expectativas dos empresários em relação ao futuro dos seus negócios e da economia em geral, influenciando a decisão de novos investidores", destaca.

A pesquisa capta, diariamente, notícias divulgadas na imprensa sobre investimentos de empresas públicas e privadas. Em seguida, as informações contidas nos artigos publicados são confirmadas e complementadas em contato feito com as empresas responsáveis pelos investimentos.

 

Reflexo da crise

O presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Marco Antônio Pereira da Rocha (PSDB), diz que o cenário negativo em relação aos investimentos visto na região é reflexo do contexto nacional. "Estamos no ápice da maior crise econômica do país, que está paralisado. Esse movimento negativo tem feito com que instituições públicas e privadas sofram, o que tem afetado duramente o municipalismo", diz. Pontua que a tendência é de agravamento da situação, com maiores complicações. "Estamos à beira de um colapso", ressalta.

Marco relata que o impacto na economia faz com que os investidores adotem medidas de prudência e cautela para garantir a integridade de suas empresas. "Com isso, a estagnação se apresenta cada dia maior, de forma mais dramática. A preocupação é grande para os gestores públicos municipais, por conta da responsabilidade com sua comunidade", comenta. "Falo com pesar, pela longa experiência como agente público e como gestor municipal, que não vejo sinais de prognóstico positivo. Hoje só recomendamos prudência. Mas, ninguém atualmente tem coragem de se aventurar em nada", finaliza.

 
Publicidade

Veja também