15 de outubro: Dia do Professor

Sempre digo em minhas formações que "bendita a hora em que escolhi ser professora". Tenho 28 anos de profissão, sou professora de educação infantil na rede municipal de ensino de Presidente Prudente, fui professora universitária por 15 anos, responsável pela formação de professores no curso de Pedagogia, trabalhei por 8 anos como professora na Educação de Jovens e Adultos. Enfim, uma experiência profissional que marcou e marca a constituição de minha própria identidade, como pessoa e como profissional. E assim o é com todos os professores! 
Diante desta nova situação, uma realidade que jamais imaginávamos viver, nós professores nos reinventamos. Esta nossa capacidade de ação reinventiva foi proporcionada pelo sentido que encontramos em nossa profissão, o nosso grande objetivo, ENSINAR. Nossa rotina mudou completamente, antes íamos à escola, agora a escola está dentro de nossa casa. Diante disso temos muitos desafios, para além de lidarmos com a tecnologia necessária para o ensino remoto, tivemos que reinventar a nossa capacidade de ensinar, a nossa capacidade de criar novas estratégias para chamar a atenção dos alunos e os motivarem a querer aprender, a continuarem ligados à escola.
Na verdade, o desafio é para todos que estão vivendo esta nova situação, inclusive as famílias que agora estão diariamente acompanhando as crianças em suas atividades remotas. Sentindo na pele a grande dificuldade que é manter uma rotina diária de estudos, seus filhos atentos às atividades sem se dispersarem, de não desistirem diante das dificuldades, enfim, nesta altura do ano, todos estão exaustos. Mas o que podemos ressaltar de positivo é o valor que todos têm dado ao papel do professor e do quanto é difícil toda a nossa tarefa de ensinar e que somos e seremos sempre extremamente necessários para a educação escolar de seus filhos.
Infelizmente, muitos de nossos colegas de trabalho estão adoecendo, é muito triste tudo que está acontecendo, é muito difícil lidar com esta nova rotina, é muito difícil ser tão cobrado, é muito difícil ficar longe fisicamente dos alunos e colegas de trabalho. Mas, nunca foi tão importante e tão reconhecida a nossa luta por continuarmos a ensinar!
Nós, professores, temos muito a comemorar, pois enfrentamos todos estes desafios de forma digna e completamente comprometida com os nossos alunos e a nossa comunidade escolar. Somos profissionais da educação e, como tal ficamos também na linha de frente na luta pelo ensino e a aprendizagem de todos os nossos alunos. E, como professores, também temos muitas lutas e desafios pela frente, como a nossa valorização profissional, políticas sérias para a educação do nosso país e melhores condições de trabalho nos níveis, etapas e modalidades da educação brasileira.

Publicidade

Veja também