19 de abril: Dia de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 30/03/2021
Horário 04:25
Foto: Cedida
Artesão João Lucena, de Panorama
Artesão João Lucena, de Panorama

Aproxima-se o dia do santo das causas urgentes. Como todos os anos, há sempre a presença de romeiros que chegam na cidade para orar, ou agradecer a Santo Expedito pelas graças alcançadas. Mas, neste ano, o problema maior estar na impossibilidade de se promover uma grande festa, a fim de se evitar aglomerações, impossibilitando a propagação da Covid-19.

Haverá controle

Por parte do padre Umberto, existe orientações no sentido de se conscientizar os fiéis para se evitar esse tipo de visita, caso o problema ainda esteja da forma que está atualmente. Mas se reconhece que o devoto virá de um jeito ou de outro, evitando aglomerações, mas encontrando soluções para essa visita. Um devoto da Nova Alta Paulista disse que não poderá faltar a esse compromisso com seu santo de devoção. Ele virá sozinho, fará suas orações e cumprirá, assim, um ritual que este ano completará duas décadas.

Caminhada

Pelo menos dois pequenos grupos de seis integrantes cada, irão a Santo Expedito no dia 16. Partirão de Presidente Prudente indo até Alfredo Marcondes e seguirão andando até o santuário em Santo Expedito. É que, desta vez, provavelmente virão crianças também. Haverá um veículo de apoio que retornará transportando as crianças e duas mães. Dizem que estarão atentos a todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades da saúde de Santo Expedito.

Tijolinhos

Na campanha do Metro Quadrado, até agora os colaboradores receberam um tijolinho de oito furos, em miniaturas. Muitos o guardam como lembrança, marcando assim a sua colaboração. O material foi produzido pelo artesão João Lucena, de Panorama. Ele diz sentir-se gratificado pelo trabalho. João é um dos melhores de toda a região e não esconde o seu passado de ter sido um dependente do álcool, mas que se recuperou de todos os vícios através do artesanato. Ele se valoriza, pois as formas para prensar os tijolinhos, em dois tamanhos, foram fabricados por ele mesmo.

Barraca

Até então, pela qualidade de seus trabalhos, padre Umberto o convidou para expor as demais obras em todas as festas, o que sempre foi feito com uma barraca em ponto estratégico naquele espaço. João Lucena fabrica um grande número de produtos, quase todos de utilidades domésticas, ou mesmo para decoração. Mesmo após as exposições, ele tem recebido um grande número de encomendas dos mais diversos tipos.

História-revisão

Alguns historiadores asseguram, após minucioso estudo biográfico, que Santo Expedita era romano. Sabe-se também que foi senador de Roma, príncipe-cônsul do Império Romano na Armênia, militar, comandante da XII Legião Romana e, mesmo nessa condição, converteu-se ao cristianismo.

História

A XII Legião tinha o nome de Fulminata, nome que significa algo como “Vem como um raio”. A Fulminata tinha cerca de 8 mil homens contando soldados, escravos e cavaleiros. No tempo de Expedito, ela defendia as fronteiras orientais do Império Romano contra os bárbaros asiáticos. Expedito comandou a XII Legião de 296 a 303 d. C. Para ser comandante de uma Legião Romana era preciso muita competência e bravura. Tanto que, alguns anos antes, a mesma XII Legião tinha sido comandada por um imperador romano, Marco Aurélio, numa campanha onde hoje é a Eslováquia. Sabe-se que Expedito era um líder competente. Seu cargo equivaleria hoje ao de um general. Ele se tornou famoso por manter a disciplina dos soldados e todos o respeitavam. Por outro lado, como a maioria dos soldados romanos, o comandante Expedito tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.

Rifa

Uma campanha em andamento e que tem recebido atenção dos fiéis é uma rifa de um veículo Fiat/Strada Adventure 2013 usada, mas bem conservada. Além desse, como 2° prêmio uma TV 32”, 3° prêmio uma bike, 4° prêmio uma bike e 5° prêmio um micro-ondas. Interessados em colaborar devem entrar em contato com a secretaria paroquial pelo telefone (018) 98152-0045 e falar com José Carlos. Cada número tem o valor de R$ 10 e o sorteio será no dia 2 de maio às 18h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do santuário.

Verso a Santo Expedito

Com muita fé e oração
Que nisso sempre acredito
Pra minhas causas urgentes
Eu rogo a Santo Expedito.
                                                  (José Costa)

Publicidade

Veja também