223 alunos da Ivo Garrido realizam produção

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 20/10/2016
Horário 08:19
 

 


A conscientização sobre temas de impacto social começa muitas vezes na escola e ganha forma e cor nas mãos dos alunos, que associam informação e criatividade e dão passos promissórios na formação cidadã e educação global. O 4º Concurso de Desenho O Imparcialna Escola tem servido para fomentar esta prática, sobretudo por trazer este ano uma temática em evidência na esfera pública: "Dengue, eu combato!". A reportagem esteve na Escola Municipal Professor Ivo Garrido, uma das 30 participantes da competição, com 223 alunos, na manhã de ontem, para acompanhar a execução dos trabalhos. Para a professora Sônia Regina de Souza Molina Venturim, responsável pelo quarto ano da instituição, o concurso é uma forma de estimular a prevenção e divulgar as noções para a família, visto que a criança transfere os seus conhecimentos para o ambiente doméstico.

Jornal O Imparcial Alunos do quarto ano da Ivo Garrido preparam material

A aluna Beatriz Lomas, 10 anos, decidiu inovar ao criar uma história em quadrinhos. Ela diz que a ideia é reflexo da sua paixão por gibis e viu neste gênero textual a melhor forma de explicar sobre a dengue. "Antes de fazer o desenho, eu li um pouco sobre a doença, que é muito perigosa. Eu acredito que informando as pessoas, é possível evitá-la", afirma. Já o estudante Lucas Silva Grazo, 10 anos, retratou em sua produção a parceria familiar no combate ao Aedes aegypti. "Fiz meu pai e eu coletando o lixo, que é um jeito de evitar a dengue", aponta. A aluna Ana Vitória Siqueira Gonçalves, 10 anos, por sua vez, traçou em seu papel os profissionais que atuam na fiscalização das residências. "Desenhei a equipe que passa nas casas para ver se há foco de dengue, pois ela orienta as pessoas sobre o perigo do mosquito e a importância de limpar o quintal", descreve.

 

Competição

O concurso faz parte do projeto O Imparcial na Escola, realizado em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), e envolve escolas de ensino fundamental ciclo 1 da rede municipal de Presidente Prudente. As instituições podem retirar o material para inscrições na sede da pasta e devem entregar os desenhos até o dia 27. Conforme já noticiado por este diário, os desenhos selecionados terão como quesitos a serem avaliados: a plástica, a criatividade e a coerência com o tema.

Cada aluno pode se inscrever com apenas um desenho feito em folha personalizada, com logotipo do concurso, entregue às escolas participantes de acordo com a quantidade de alunos informada pela secretaria. As produções escolhidas participarão de uma exposição na sede do jornal. Em uma pré-seleção, cada instituição elegerá dois desenhos por classe e encaminhará à pasta. Estes serão analisados por uma comissão de avaliação, composta por membros da organização e parceiros, na primeira quinzena de novembro.

Serão premiados nove alunos participantes do concurso, sendo três no grupo 1, do primeiro ao terceiro ano, três no grupo 2, formado pelos quartos e quintos anos, e três do grupo 3, de estudantes público-alvo da educação especial. As escolas com os alunos ganhadores serão comunicadas via telefone pela Seduc. A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de novembro, no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente) e comporá o encerramento das ações de 2016 do programa.

 

PRÊMIOS


Grupos 1, 2 e 3:

(1º, 2º e 3º lugares e professores de alunos em 1º lugar)

- 1 voucher de day use para o Terra Parque Eco Resort com direito a um acompanhante;

- 1 kit de desenho da Artegesso São Francisco

 
Publicidade

Veja também