25,6% entregam declaração do Imposto de Renda

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 05/04/2016
Horário 08:35
Até domingo, 32.737 ou 25,6% dos contribuintes da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, mais a cidade de Quatá, onde O Imparcialcircula, tinham apresentado a declaração do IR (Imposto de Renda), para pessoa física, exercício 2016. Ao todo, a Receita Federal estima receber 127.740 declarações em âmbito regional. A prestação de contas junto ao órgão teve início em 1º de março e termina no dia 29 de abril e é obrigatória para os contribuintes que, em 2015, tiveram rendimentos totais superiores a R$ 28.123,91 para pessoas físicas e R$ 140.619,55 para receitas relativas à atividade rural. Além destes, a declaração também deve ser feita por quem teve rendimentos isentos, como, por exemplo, valores de herança, indenização, entre outros, com soma superior a R$ 40 mil.

Jornal O Imparcial Atendimento será realizado novamente nos dias 11, 18 e 25

Os dados foram apresentados pela Assessoria de Imprensa da Receita Federal da 8ª Região Fiscal, situada em São Paulo. Na relação – que corresponde às cidades regionais – Presidente Prudente aparece com o maior número de declarações já realizadas, somando 9.572. Em segundo vem Presidente Venceslau, com 2.302 declarações, e, em terceiro, Dracena, com 1.707.

 

Orientação

A declaração do imposto de renda ainda é algo que causa algumas dúvidas junto à população. Sabendo disso, a Toledo Prudente Centro Universitário, em parceria com a agência regional do Poupatempo, realiza atendimentos para orientar e sanar as dúvidas dos contribuintes. Intitulada como "Tire suas dúvidas sobre o Imposto de Renda", a iniciativa está na sua 5ª edição e é conduzida pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição educacional.

Os atendimentos são feitos em uma área interna do Poupatempo, teve início ontem e vai ser realizado em mais três segundas-feiras, dias 11, 18 e 25 de abril, das 8h às 11h30. De acordo com o responsável pela ação, contador e professor universitário Everson José Juarez, a ideia é sanar os questionamentos, quanto à declaração, da população. No primeiro dia da atividade, a pergunta mais feita, segundo ele, era se a pessoa estava ou não obrigada a declarar.

O professor esclarece ainda que a atividade é benéfica para todos os envolvidos. Ou seja, para os alunos, que põem em prática o contexto educacional aprendido em sala de aula; para as instituições, que mantêm a parceria social; e para a população, que tem seus questionamentos sanados.

 

Ação social

Este pensamento também é compartilhado entre os estudantes que participam dos atendimentos. "Todo mundo ganha, nós como acadêmicos, que prestamos as informações, e as pessoas atendidas, que tiram suas dúvidas", pontua o estudante Willian Santana Macambira. Já a universitária Daihanny Silveira Benica frisa que o ato contribui e ajuda a população, que, em muitos casos, tem alguma incerteza sobre o imposto e pode saná-la com o atendimento. "Podemos colaborar com o público", esclarece.

Para a administradora do Poupatempo em Prudente, Franciany Galvão Bueno Costa, a parceria também "é positiva", pois objetiva levar mais informações à população.
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