25º BPM/I celebra aniversário da Polícia Militar

REGIÃO - VICTOR RODRIGUES

Data 16/12/2016
Horário 08:51
O 25º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) de Dracena comemorou ontem os 185 anos de criação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com uma solenidade cívico-militar de valorização policial militar, no auditório da Câmara dos Vereadores da cidade, que contou com a presença de autoridades municipais.

Segundo dados do batalhão, na cerimônia houve a entrega de Láureas do Mérito Pessoal aos policiais da área, "que por meio de suas atuações se fizeram merecedores, se destacando no cumprimento do dever", informa. Também na ocasião foram homenageados os policiais de toda área do 25º BPM/I. Ainda recebeu homenagem o juiz de Adamantina, Fábio Marinelli Sola, pelos serviços em prol da corporação.

Jornal O Imparcial Policiais e autoridades celebraram mais um anivesário da Polícia Militar paulista

"Dia e noite, os policiais patrulham as cidades, policiam espetáculos e campos esportivos. Perseguem foragidos da Justiça, e fiscalizam matas, rios e estradas. Ao lado disso, desempenham relevante atividade social, conduzindo feridos aos hospitais, apagando incêndios e partos em viaturas", expressa.

 

História

A PM foi criada na capital paulista, no dia 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, proposta pelo presidente da província, brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Desta forma foi criado o Corpo de Municipais Permanentes, composto de 100 praças a pé, e 30 praças a cavalo; eram "os 130 de 31". Estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Durante o século 19, a corporação policial de São Paulo recebeu várias denominações: Corpo de Municipais Permanentes, Corpo de Municipais Provisórios, Guarda de Polícia, Brigada Policial, Força Policial e finalmente, Força Pública, nome com o qual conquistou vitórias e participou de grandes eventos, até já no século 20.

Segundo dados do batalhão, a Polícia Militar paulista participou praticamente de todas as campanhas em que o país se viu envolvido, destacando-se a Guerra dos Farrapos, (1838), em que foram combatidos os separatistas da República de Piratini; a colonização dos Campos das Palmas (1839), no extremo da província, hoje pertencente ao Paraná; a Guerra do Paraguai (1865/1870); a Revolta da Armada e a Revolução Federalista (1893/1894); a Campanha de Canudos (1897); além das revoluções que marcaram o fim da chamada "República Velha" e a famosa "Clarinada" de 1932.

 
Publicidade

Veja também