3 cidades da 10ª RA ganham nova categorização

Com a atualização da ferramenta, Pauliceia e Caiabu subiram uma categoria, enquanto Rosana caiu de C para D no desempenho

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 16/02/2018
Horário 13:11
Prefeitura de Pauliceia, Turismo de Paulicéia enquadrou cidade na categoria C do mapa
Prefeitura de Pauliceia, Turismo de Paulicéia enquadrou cidade na categoria C do mapa

De três regiões turísticas que compõem a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, três cidades tiveram a sua categorização atualizada no Mapa do Turismo Brasileiro. Entre os desempenhos favoráveis, estão Paulicéia, que saltou da categoria D para C; e Caiabu, cujo resultado passou de E para D. Com isso, o município se torna apto a receber recursos federais para a promoção de eventos, uma vez que aqueles classificados com E não podem pleitear tal apoio. Já a queda ficou por conta de Rosana, que estava enquadrada na categoria C e desceu para a D.

As outras 14 cidades que figuram a lista não sofreram alteração. O mapa é um instrumento do governo federal que orienta o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. A categoria dos municípios não era modificada desde o mapa de 2013 e, em função da Portaria 39/2017, a periodicidade da categorização acompanhará as atualizações da ferramenta, que ocorrem a cada dois anos. A divisão das letras ocorre a partir de variáveis de desempenho econômico, tais como número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

A Prefeitura de Paulicéia expõe que seus esforços estão concentrados para o desenvolvimento turístico e cultural do município de forma consciente e sustentável, o que justifica os bons frutos colhidos pela administração nesse sentido. “O investimento nesse setor traz movimentação para a economia municipal e geração de empregos”, completa. Já o maior desafio relatado pela municipalidade é o efeito da recente crise econômica, que dificultou o acesso da pasta a novos convênios. Atualmente, a estrutura turística do município é composta por 15 pousadas, dois hotéis e mais de 200 ranchos e casas de veraneio, além de 12 estabelecimentos para alimentação, entre restaurantes, petiscarias e lanchonetes. Na baixa temporada de pesca, a cidade recebe, em média, 500 turistas, número que chega a dobrar na alta temporada.

A reportagem tentou repercutir os resultados com o prefeito de Caiabu, Dário Marques Pinheiro (PSDB), no entanto, as ligações não foram atendidas. O secretário de Turismo de Rosana, Marco Antônio Meira Coqueiro, também foi informado sobre a demanda, mas não enviou resposta até o fechamento desta edição.

 

Categorias mais altas

Já com relação aos municípios que mantêm desempenhos estáveis, Presidente Prudente e Presidente Epitácio são responsáveis atualmente pelas duas melhores categorizações na região. A capital do oeste paulista é classificada com B, enquanto a estância turística possui categoria C. O titular da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) de Prudente, Adauto Lucio Cardoso, acredita que a boa colocação da cidade é fruto da vontade da administração em fomentar o turismo local. Apesar disso, acredita que o município ainda tem muito avançar, o que será possibilitado com as diretrizes do Plano Diretor de Turismo. Segundo o secretário, o documento foi finalizado e está em fase de revisão, sendo que a expectativa é encaminhá-lo, no mais tardar, até o dia 26 para a apreciação e votação da Câmara dos Vereadores.

Adauto acredita que o maior desafio do setor consiste em conscientizar a população sobre a importância do turismo local, considerando que a estrutura turística de Prudente é bastante visada por pessoas de toda a região, mas ainda carece de mais valorização por parte dos prudentinos. Pensando nisso, a Setur tem investido em artifícios para atrair os munícipes, como descontos frequentes no parque aquático, localizado na Cidade da Criança.

Já o secretário de Turismo de Epitácio, Frank Celestino de Oliveira, denota que existe uma preocupação muito grande da administração com o fomento ao turismo, uma vez que este segmento é a “porta de entrada” para a movimentação na economia local. “Não é em vão que o turismo é a maior fonte de renda do mundo”, avalia. Ele completa que a pasta não está empenhada apenas em promover os atrativos turísticos, a exemplo da pesca do tucunaré, que atrai turistas de todo o país, como também qualificar o comércio e hospedagem. “Pensar em turismo está sustentado em um tripé: norma, consciência e qualidade”, pontua.

 

Categorização dos municípios da região no Mapa do Turismo Brasileiro

Município

Região Turística

Categoria anterior

Categoria atualizada

Adamantina

Águas do Oeste

-

D

Caiabu

Sol do Oeste

E

D

Iepê

Pontal Paulista

D

D

Lucélia

Águas do Oeste

D

D

Martinópolis

Sol do Oeste

D

D

Mirante do Paranapanema

Águas do Oeste

D

D

Panorama

Pontal Paulista

C

C

Pauliceia

Águas do Oeste

D

C

Pirapozinho

Águas do Oeste

D

D

Presidente Epitácio

Sol do Oeste

C

C

Presidente Prudente

Sol do Oeste

B

B

Rancharia

Sol do Oeste

D

D

Rosana

Pontal Paulista

C

D

Salmourão

Águas do Oeste

E

E

Santo Expedito

Sol do Oeste

E

E

Taciba

Pontal Paulista

E

E

Teodoro Sampaio

Pontal Paulista

D

D

Fonte: Ministério do Turismo

Publicidade

Veja também