4 cidades regionais participam amanhã da Hora do Planeta

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 18/03/2016
Horário 11:48
 

Quatro cidades da região manterão as luzes apagadas em prédios públicos amanhã, das 20h30 às 21h30, durante a Hora do Planeta 2016, movimento antiaquecimento global realizado no mundo inteiro como "Earth Hour", e promovido pela Rede WWF no Brasil. Ao todo, 13 "ícones" ficarão no escuro em Adamantina, Martinópolis, Presidente Prudente e Santo Anastácio.

 

A Hora do Planeta teve início em 2007 na Austrália e veio para o Brasil em 2009. Na primeira edição, no entanto, monumentos brasileiros importantes como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Catedral de Brasília, a Ponte Estaiada e o Teatro Amazonas permaneceram no escuro graças à articulação.

No ano passado, a Hora do Planeta ocorreu no dia 28 de março e apagou as luzes de 626 ícones, reunindo mais de 4 mil pessoas em seu evento oficial no Rio de Janeiro, além de registrar a adesão de 185 municípios, resultando na maior participação desde que a campanha começou a ser realizada no país. Todas as capitais e o Distrito Federal participaram.

Neste ano, conforme a WWF, a lista de cidades participantes da iniciativa no interior de São Paulo cresceu, "provando o engajamento no maior ato mundial contra as mudanças climáticas". Adamantina liderou entre o interior paulista com seis ícones que ficarão no escuro durante os 60 minutos. Prudente, por sua vez, desligará a energia de quatro importantes prédios públicos, Santo Anastácio de dois locais, e Martinópolis participará com um ícone.

 

Ato simbólico


O secretário municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente, Wilson Portella Rodrigues, aponta que o município participa da iniciativa desde 2009, considerando-a um ato simbólico de conscientização sobre as mudanças climáticas no país. "É um momento de reflexão, para que o setor público e privado possa reavaliar como está tratando o meio ambiente, para refletir sobre a necessidade de energia limpa e renovável, economia de recursos e preservação da natureza", declara.

A equipe da Saama (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina), por sua vez, iniciou sua participação em 2012 na Hora do Planeta e aponta que só não amplia o número de ícones por questões de segurança, visto que alguns locais não podem ficar "no escuro". Para a pasta, a medida é positiva, pois tem uma mensagem forte, mas não onera, atrapalha nem afeta a gestão pública.

"O ato evidencia a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade cada vez mais crescente dentro das administrações, sendo ainda uma forma de conscientização da população", afirma a Saama. De um universo de 53 cidades que compõem a região de Prudente, apenas quatro participam da iniciativa. Ainda assim, para a pasta, isso se dá em razão da falta de conhecimento do projeto, e não por ausência de interesse em ações afetas à educação ambiental.

 

FICARÃO "NO ESCURO"


ADAMANTINA


Paço Municipal Miguel Abdo; Praça Euclides Romanini; Praça Élio Micheloni; Praça Deputado José Costa; Praça Vereador José Parrila; e Parque dos Pioneiros.

MARTINÓPOLIS


Praça Getúlio Vargas e Paço Municipal.

PRESIDENTE PRUDENTE


Horto Florestal Municipal; Prefeitura; Praça Dóbio Zaina; e Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto.

SANTO ANASTÁCIO


Prefeitura.
Publicidade

Veja também