5 viaturas abrangem 53 escolas

As viaturas priorizam o policiamento no entorno das escolas, contudo, o batalhão aponta ainda que no desenvolvimento de seu trabalho, os agentes de segurança servem como um elo entre a Polícia Militar e a direção da unidade escolar.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 05/03/2015
Horário 10:09
 

Para garantir a segurança dos alunos em toda a rede ensino - pública ou particular - em Presidente Prudente, a Polícia Militar direciona cinco viaturas para o programa de policiamento Ronda Escolar. Segundo a Seção de Comunicação do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), 53 instituições de ensino recebem o serviço que conta com policiais capacitados para agirem em ocorrências no referido ambiente.

As viaturas priorizam o policiamento no entorno das escolas, contudo, o batalhão aponta ainda que no desenvolvimento de seu trabalho, os agentes de segurança servem como um elo entre a Polícia Militar e a direção da unidade escolar.

Além da ronda direcionada, as instituições de ensino contam com o apoio das viaturas de rádio patrulhamento, Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas) e muitos estudantes têm recebido orientações do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). "Em 2014, o Proerd instruiu 7 mil alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, na área de atuação do 18º BPM/I", informa. Mesmo com este importante reforço diário na segurança, a PM dá algumas dicas aos alunos para evitar acidentes e contratempos. Uma delas é que eles andem pela calçada, atravessem a rua na faixa de pedestres e sempre olhem para os dois lados antes de cruzar a via. Eles também não devem conversar ou aceitar qualquer coisa de desconhecidos.


Orientação nas unidades


Este cunho orientativo tem sido visto também nas ações da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) voltadas à educação no trânsito. As atividades são desenvolvidas junto aos alunos das escolas públicas e privadas da cidade. Na rede municipal, os estudantes contam com a Oficina de Educação para o Trânsito e Cidadania, que integra o Programa de Educação Integral Cidadescola, além de outros projetos extracurriculares. Já o projeto Cidade Mirim percorre as instituições de ensino e iniciativas sociais, propiciando a simulação de situações ocorridas no trânsito, "de maneira lúdica e divertida", como destaca Renato Gouvea de Jesus, representante do Departamento de Educação no Trânsito da pasta.

Estudantes do ensino médio participam do Programa Trânsito com Atitude, desenvolvido pela secretaria e parceiros. Prestes a se tornarem condutores, estes alunos recebem palestras com temas relevantes como a primeira habilitação, álcool, drogas, legislação, entre outros. "As ações ocorrem durante todo ano. Para este mês já estamos programando blitze educativas junto com a Polícia Militar. Temos confirmado ainda, de 11 a 20 de março, a realização do Clube do Bem-te-vi e, em 17 de março, faremos também uma capacitação aos docentes do município para implantação do programa Se essa rua fosse minha", adianta Jesus.
Publicidade

Veja também