50 anos transformando vidas!

OPINIÃO - Augusto Cesar de Oliveira Lima

Data 06/10/2022
Horário 04:30

É muito gratificante ver os bons resultados de um trabalho realizado em equipe. Ao olhar todas as conquistas, o que mais me orgulha é ter a certeza de que estamos dando continuidade no desejo dos meus pais, o professor Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima (fundadores da Unoeste), em oferecer formação de qualidade a milhares de pessoas que sonham com o diploma superior. E o reconhecimento vem: por anos consecutivos estamos entre as melhores universidades do Estado de São Paulo e do país, com base em avaliações do MEC (Ministério da Educação). 
Agora, nestes 50 anos da Unoeste, também é momento de boas reflexões... Recordar toda a história da universidade causa um sentimento de muita saudade. Lembro da época em que começamos a construção do primeiro bloco, lá em 1972. Meu pai, meus irmãos, minha mãe e eu, todos nós ajudamos. Então, são 50 anos de uma grande história!
E isso me orgulha não apenas por estarmos no topo do ranking, mas, sim, olhar a verdadeira transformação que uma formação de qualidade causa na vida das pessoas. Porque é fato, a educação transforma! Quem entra numa universidade, certamente sai com outra perspectiva de vida e de carreira. 
Transformação que ultrapassa os campi acadêmicos... Toda a comunidade é beneficiada, pois uma universidade que coloca em prática o tripé ensino, pesquisa e extensão, com certeza pensa no coletivo. Isso é presenciado no dia a dia, com as atividades de extensão e de estágios, em que os alunos conhecem de perto as necessidades do povo e buscam soluções para ao menos minimizar os problemas encontrados. Além disso, a comunidade também está dentro da universidade, recebendo atendimentos gratuitos em diversas áreas. Em Prudente, nós também recebemos milhares de pessoas para os atendimentos em nossas clínicas, como de odontologia, fisioterapia, nutrição, estética, psicologia, bem como o Hospital Veterinário, o maior da região.
Aliás, esse sempre foi o principal legado do meu pai: ajudar quem mais precisa. São mutirões de saúde, atuações em hospitais, unidades de saúde, escolas, entre outros locais. Nestes 50 anos de história, já são mais de 120 mil profissionais formados para o Brasil e para o mundo. E quando se fala em história, a universidade tem muito o que contar. Ela é viva, formada por pessoas que têm a instituição como uma segunda casa, seja para estudar ou trabalhar.
Por isso, a comemoração pelos 50 anos da universidade resgata a memória de tantos bons momentos que vivemos e, acima de tudo, como filho dos fundadores dessa universidade, só posso reforçar o meu orgulho por fazer parte dessa história. É um agradecimento a todos os envolvidos nesta conquista: gestores, professores, funcionários administrativos e, claro, nossos alunos.  
 

Publicidade

Veja também