600 atletas participam de Campeonato Regional

“São 600 atletas distribuídos entre as 42 categorias da modalidade Katá ou em uma das 135 categorias do Kumitê. Estamos com uma estrutura bem preparada para oferecer e atender as necessidades dos esportistas", conta.

Esportes - Rogério Lopes

Data 03/08/2014
Horário 08:35
 

Com confrontos nas categorias Katá (luta imaginária) e Kumitê (combate), 600 atletas das regiões de Araçatuba, Ourinhos e Presidente Prudente, disputaram uma, entre as 177 categorias – a partir dos 5 anos –  do Campeonato Regional de Caratê. O evento, que foi realizado ontem, das 9h às 16h, no ginásio de esportes da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), no Jardim Bongiovani, garantiu uma vaga, para os quatro finalistas de cada categoria, das disputas do Campeonato Paulista 2015.

Jornal O Imparcial "Evento contou com a presença de caratecas das regiões

De acordo com Paulo José Villalva Martins, delegado regional da FPK (Federação Paulista de Karatê), a competição é de "grande porte", devido ao número de categorias e de atletas inscritos para o campeonato. "São 600 atletas distribuídos entre as 42 categorias da modalidade Katá ou em uma das 135 categorias do Kumitê. Estamos com uma estrutura bem preparada para oferecer e atender as necessidades dos esportistas", conta.

O delegado da FPK lembra que, além de dar a oportunidade aos quatro primeiros colocados de cada categoria, e garantir uma vaga nas disputas do Campeonato Paulista, em 2015, a competição de ontem  "proporcionou a interação entre atletas de outras cidades, de idades diferentes e de outras modalidades, a trocarem conhecimentos, além da apresentação de novos caratecas". Ele conta que a modalidade de luta está em amplo crescimento regional, e, por isso, deve ser incentivado desde pequeno. "O esporte é uma prática sadia, que traz saúde e condicionamento aos praticantes. O caratê, além de propiciar esta qualidade de vida, dá um direcionamento à criança, ajudando na formação social e do caráter, com os ensinamentos que são empregados durante os treinos", finaliza.

 

Participantes


Para Gabriel Isiliani, 14, que treina há seis anos e que competiu na modalidade Katá, participar de competições como a de ontem "são importantes e fazem diferença na rotina dos caratecas". Referente a participação nas lutas, Isiliani disse estar animado e confiante para garantir uma vaga para a fase Paulista de 2015.  Em relação a pratica marcial, o carateca diz que a arte representa, em sua vida, "educação, saúde e preparação social".

O evento também foi uma reunião de família, que juntos praticam ou são amantes do caratê. Neste sentindo, Osvaldo Alves de Brito Júnior, 36, participou do campeonato ao lado do filho, de 6 anos. "É emocionante voltar aqui neste ginásio, no qual competi quando era adolescente, mas agora dividindo o espaço com meu filho", ressalta. Brito Júnior ressalta que só voltou a praticar o esporte, justamente, pelo incentivo do filho. "Ele é quem me chamava todos os dias para ir a academia. Só voltei porque o meu menino me convenceu", salienta.

Já José Carlos de Oliveira, de 68 anos, que começou a praticar o caratê em janeiro deste ano, diz que, desta vez, iria acompanhar as lutas do evento, mas que em um próximo "iria competir com certeza". "Não sabia que o caratê poderia ser praticado por todas as idades, conheci o esporte, gostei e quero competir assim que possível", frisa.

 

Abertura


Durante a cerimônia de abertura do Campeonato Regional de Caratê, integrantes do PcD (Pessoa com Deficiência)  da Unipode (União das Pessoas com deficiência) de Presidente Prudente, e que treinam a arte marcial, realizaram uma apresentação especial.

 

Premiação


Além de conquistar uma vaga para o Campeonato Paulista, os quatro primeiros colocados, das 177 categorias realizadas, ganharam medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a colocação de cada atleta.
Publicidade

Veja também